12ª Primavera de Museus no Museu da República

publicado: 10/09/2018 12h54, última modificação: 26/09/2018 10h09

Confira programação, de 17 a 23 de setembro

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a 12ª Primavera dos Museus ocorre de 17 a 23 de setembro de 2018 e propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

No Museu da República, a programação traz debate, roda de conversa, ativismo, arte, exposições, dentre outras atividades, todas gratuitas, para celebrar a valorização da cidadania e a diversidade que ações de educação em museus promovem. Confira abaixo nossa programação e participe do fortalecimento da dimensão educativa dos museus.

Exposição “Uma construção de todos nós: ações educativas no museu da república” – de 17 a 30/09, das 9h às 18h
Exposição de banners que busca discutir e expor as ações de educação em museus e sua diversidade ao longo dos últimos 58 anos.

Ciclo Fayga Ostrower: Anna Bella Geiger: 60 anos do prêmio da Bienal de Veneza – 17/09, das 18h às 10h
O Ciclo Fayga Ostrower tem como objetivo comemorar efemérides da artista, educadora e escritora Fayga Ostrower. Esta primeira data será dedicada aos 60 anos do grande prêmio da XXIX Bienal de Veneza. A palestra será proferida pela artista Anna Bella Geiger que foi aluna no atelier de Fayga nos anos de 1949 a 1952 e vai falar sobre o significado do prêmio de Veneza. Ela também abordará sua visão de Fayga como educadora, papel que exerceu com paixão até o final da vida.

Seminário “A Função Educacional dos Museus: 60 anos depois” – de 18 a 21/09, das 9h às 18h
Comemorando os 60 anos do Seminário Regional da Unesco sobre a função educativa dos museus, apresentaremos palestras e rodas de conversa que discutirão sobre educação museal ao longo dos últimos 60 anos e sobre a importância do seminário regional para área dos museus, além de refletir sobre boas práticas contemporâneas que possam nos indicar como serão os próximos 60 anos.
Mais informações.

Zonda Oeste na República – 22/09, das 10h às 20h
A palavra república deriva do latim res publica, expressão que pode ser entendida como assunto do povo. Porém, será que todo povo é parte desse assunto? Em meio à multiface artística e cultural do Rio de Janeiro, moradores da Zona Oeste buscam visibilidade e representação num espaço onde ocorre a disputa simbólica de poder e resistência, o Museu da República. Contando com apresentações, exposições e rodas de conversa, “Zona Oeste na República” é uma feira de arte com o propósito afetivo e político de tocar outros pontos da cidade.

Junta Local – 22 e 23/09, das 13h às 20h
A Junta Local tem como proposta aproximar pequenos produtores e o público, utilizando a gastronomia como ferramenta de transformação social e conscientização. Comida e cidadania andam juntos.

E tem mais! Durante a 12ª Primavera dos Museus, o Museu da República, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Imperial e o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro-ISERJ/FAETEC lançam edital para curso de Pós-Graduação em Educação Museal, o único curso de especialização em nível de pós-graduação no tema no Brasil. Mais informações serão divulgadas em breve!