Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES – em maio no Museu da República

Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES – em maio no Museu da República

O Museu da República e o Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLab) convidam para Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES. Trata-se da primeira edição do evento, que pretende contribuir para consolidar o campo de investigações em torno dos estudos sobre memes. Teremos a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, dedicados a debater o tema a partir de diferentes abordagens teóricas. Pedimos que repassem a chamada a orientandos e eventuais interessados. O hotsite do evento, com mais detalhes, pode ser acessado aqui. O prazo para submissão de artigos compactos para um dos dois seminários temáticos é até o próximo dia 2 de abril.

Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES é um evento acadêmico de âmbito transdisciplinar, que congrega um simpósio, a ser realizado entre 29 e 31 de maio de 2019, das 9h às 21h, e uma exposição, que será inaugurada no dia 18 de maio, ambos no Museu da República (Palácio do Catete), Rio de Janeiro. O tema central de sua primeira edição é A política dos memes e os memes da política. As conferências trarão reflexões em torno dos memes de internet, seus usos políticos, o humor subjacente, a cultura participativa que lhes é inerente, e muito mais. Além delas, os seminários temáticos, com chamadas para submissão de trabalhos, promoverão debates em torno de investigações em andamento, conduzidas por pesquisadores no âmbito da pós-graduação. E o evento conta ainda com oficinas sobre linguagem de memes, voltadas prioritariamente para professores e alunos do ensino básico.

Os estudos sobre memes de internet vem ganhando relevância nos últimos quinze anos, a partir de perspectivas e contribuições de diferentes áreas. Simpósio e exposição são uma oportunidade para discutir essas pesquisas e apresentar ao grande público os avanços no campo.
A realização do Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES é da Universidade Federal Fluminense, através do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), e do Museu da República, com patrocínio da Capes e do CNPq. O evento conta ainda com o apoio institucional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Publicado em

Deixe seu comentário

COMETÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days