Confira a programação do Museu da República na 13ª Primavera dos Museus

publicado: 17/09/2019 14h19, última modificação: 17/09/2019 14h20

De 23 a 29 de setembro acontece a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Ibram. Nesta edição, museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

No Museu da República, as atividades serão diárias durante a Primavera. Confira:

63a Jornada_cartaz3

Dia 24: 63ª Jornada Republicana: (Des) caminhos das margens: cultura e identidades.

A jornada refletirá sobre as literaturas marginais, em suas várias manifestações, e a poesia do slam no Rio de Janeiro. Debatedores: Idemburgo Frazão, também conhecido como Guinho Frazão, e Fabiana Bazilio Farias.
Local: Auditório Apolônio de Carvalho. Horário: 18h30.

Dia 25: Cerimônia de premiação de curtas “Posso falar?”

Apresentação dos curtas finalistas do festival, com premiações.
Auditório Apolônio de Carvalho. Horário: 17h às 22h
Realização: Rede Rio Criança

capa_livro_60 anos seminario regional Unesco

Dia 25: Lançamento do Livro “A Função Educacional dos Museus: 60 anos do Seminário Regional da UNESCO”.

Lançamento da publicação do seminário ocorrido durante a 12ª Primavera de Museus. Seis décadas depois do seminário ocorrido em 1958 na cidade do Rio de Janeiro, debate-se o cenário atual da educação museal traçando perspectivas futuras para o setor.
Local: Espaço Educação.

Dia 26: Inauguração da última etapa da exposição “Memória da Casa”

Inauguração da última etapa da exposição de longa duração “Palácio, Presidência, Museu”, com abertura de salas que abordam a história do Palácio do Catete como Presidência da República e como Museu da República.
Local: Palácio do Catete/1º andar

Dia 27: 100 anos do quadro “Pátria”.

O icônico quadro de Pedro Bruno completa 100 anos em 2019 e uma exposição celebra seu centenário buscando exibir a obra em detalhes, o perfil do autor e o impacto da pintura no imaginário da República Brasileira.

Local: Palácio do Catete/1º andar

Dia 26: Cineclube: “O desmonte do Monte”.

Documentário da cineasta Sinai Sganzerla. Depoimentos de ex-moradores do local e dos engenheiros que trabalharam no desmonte e arrasamento do Morro do Castelo, no Rio.
Local: Multimídia. Horário: 18h às 21h. Realização: Museu da República

Dia 27: Creative mornings

Evento que une a comunidade criativa do Rio todos os meses para debater assuntos relevantes e inspiradores. Neste mês, o tema será “musas”.
Local: Bistrô e Jardim. Horário: 8h30min às 10h30min
Realização: Creative Mornings

Dia 28: Exposição e Sarau “Retratos Sonoros”.

Exposição fotográfica retratando personagens da música brasileira. No mesmo dia, ocorre um sarau no coreto.
Local: Coreto. Horário: das 8h às 17h30min. Realização: A casa fotografia e arte

Dia 29: Coral do Museu da República
Além do Coral do Museu da Repúplica, teremos como convidado o Coral BomTempo. Programação especial, com músicas inspiradas na Primavera.
Local: Coreto. Horário: das 10h30 às 11:30. Realização: Luciene Antunes e Museu da República