Exposição: “Conexões de Olhares”

 Exposição de fotos feitas por crianças de comunidades pacificadas

Nos jardins do Museu da República, a mostra “Conexões de Olhares” comemora os 450 anos do Rio de Janeiro com imagens de 12 regiões da cidade

A partir do dia 4 de março, os jardins do Museu da República, no Catete, serão o cenário de uma exposição diferente. “Conexões de Olhares” vai reunir fotos feitas por crianças e adolescentes, de 10 a 16 anos, de 12 comunidades pacificadas, que mostram ao público o olhar delas sobre o lugar onde vivem. Essa é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, através do programa SESI Cidadania, que é um presente ao Rio de Janeiro pelos seus 450 anos.

Os jovens participaram de oficinas de fotografia ministradas pela fotojornalista japonesa Hikaru Nagatake, que realiza em várias partes do mundo o “Wonder Eyes Project”. O projeto tem o objetivo de desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes por meio da fotografia. Com câmeras simples, eles retratam sua visão sobre a beleza do ambiente em que moram.

“É muito gratificante organizar essa exposição porque as fotos tiradas pelas crianças mostram o Rio de Janeiro de verdade, que a maioria não tem ideia de que existe. Foi um grande prazer participar das oficinas com os jovens das comunidades cariocas, uma experiência que me fez conhecer melhor a energia e a vida das pessoas que moram nessas regiões”, Hikaru Nagatake, curadora da exposição “Conexões de Olhares”.

A mostra, que fica disponível até o dia 3 de maio, reúne imagens das seguintes comunidades: Santa Marta, Tabajaras, Mangueira, São Carlos, Formiga, Andaraí, Complexo do Alemão, Providência, Cidade de Deus, Macacos, Morro Azul e Borel.

Durante os domingos do mês de março, o público presente na exposição vai poder curtir, também, shows musicais. Sempre às 10h, os artistas Dudu Oliveira, Jaime Alem, Dino Rangel e Turíbio Santos vão se revezar em apresentações de MPB e chorinho.

Confira algumas imagens da exposição:
d d d d d

De 04/03/2015 a 05/05/2015