Exposição: Educação e trabalho: uma ação de cidadania

EXPOSIÇÃO DE ALUNOS DO CIEP FECHA COM ÊXITO AÇÃO EDUCATIVA DO MUSEU DA REPÚBLICA

O Museu da República, no Rio de Janeiro, concluiu com sucesso o projeto “Educação e trabalho: uma ação de cidadania”, com alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do Centro Integrado de Educação Pública Tancredo Neves, situado ao lado do museu, no bairro do Catete. A iniciativa teve início em 12 de março passado e desenvolveu-se a partir da mostra Trabalho, luta e cidadania: 70 anos da CLT, aberta à visitação nas salas de exposição de curta duração do Museu da República.

O objetivo do projeto foi desenvolver atividades socioeducativas, relacionadas ao tema Trabalho e Cidadania, dirigidas a 240 trabalhadores, estudantes do turno da noite do CIEP interessados em informações que possam contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A maior parte deles são trabalhadores informais e autônomos, como camelôs, empregados domésticos e taxistas.

Após participarem de reuniões com o Setor Educativo do Museu, os professores do PEJA/CIEP fizeram visita programada à exposição Trabalho, Luta e Cidadania: 70 anos da CLT, com o curador da mostra, Marcus Vinicius Rodrigues, pesquisador do Museu da República.

Posteriormente, foi a vez dos alunos do horário noturno do CIEP Tancredo Neves conhecerem todo o museu e suas exposições, aí incluindo a exposição da CLT, conduzidos pelo Setor Educativo da instituição. A maioria revelou que não conhecia o Museu da República, nem nenhum outro museu.

Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se as rodas de conversa, onde os estudantes relataram suas experiências profissionais. Como desdobramento dessas realidades narradas, outra ação realizada foi o balcão jurídico de atendimento, sob a coordenação de um integrante do Setor de Educação do museu, com formação em Direito, onde diversas orientações foram dadas e dúvidas esclarecidas sobre a legislação trabalhista. Foram também exibidos filmes e vídeos versando sobre a temática do trabalho, as chamadas noites culturais.

Todas essas atividades e trabalhos de caráter multidisciplinar foram desenvolvidos junto com o Setor de Educação do museu e também em salas de aula pelos alunos do CIEP, dando origem à mostra “Trabalho e Cidadania” inaugurada no dia 5 de maio. A exposição está em cartaz no Espaço Educação do MR, com entrada franca.

Na solenidade de encerramento ocorrida no pátio interno, a diretora do museu, Magaly Cabral, agradeceu pelo engajamento de todos os envolvidos no projeto, que teve como resultado mais imediato o aumento do interesse pela história republicana do país e o sentimento de pertencimento assumido pelos estudantes do CIEP Tancredo Neves, estimulado em grande parte pelas atividades desenvolvidas durante a parceria.

Um coquetel foi oferecido pelo comércio local a todos os presentes à solenidade.

Exposição "Trabalho e Cidadania", produzida pelos alunos do CIEP Tancredo Neves
Exposição “Trabalho e Cidadania”, produzida pelos alunos do CIEP Tancredo Neves