Babel: a civilização que mudou a História

Babel

Torre de Babel, mito ou verdade?

A fascinante Babel foi, um dia, a cidade mais admirável da Antiguidade, o verdadeiro coração da Mesopotâmia; sede da emblemática Torre de Babel e dos Jardins suspensos da Babilônia.

A região que corresponde hoje ao Iraque e em parte à Turquia, tornou-se de grande importância para a humanidade. Lá surgiram a escrita, a roda, o arado, a irrigação artificial e as cidades-estados, o que causou uma verdadeira revolução social. Algumas cidades sobressaíram-se às demais e Babel foi uma delas, chegando a se tornar a capital da Mesopotâmia sob o reinado de Hammurabi (famoso pelo código de leis). No evento “BABEL – A civilização que mudou a História”, os presentes são convidados a percorrer as ruas da antiga Babilônia como se fossem um de seus moradores. Irão conhecer a vida dos cidadãos e o papel da mulher naquela sociedade. Por meio de ricas imagens e uma narrativa que associa bom humor com dramaticidade, são apresentados elementos verídicos da época, recheados de curiosos fatos históricos, bem como os mitos que surgiram em torno dessa lendária cidade.

Ao longo da exposição será mostrada a relevância dos Museus na pesquisa para construção de romances históricos. “Babel – A civilização que mudou a história”
Aula aberta – entrada franca
Dia 30 de agosto, sexta-feira, às 18h30
Museu da República
Espaço Educação – térreo
Rua do Catete, 153 – Catete – Metrô Catete

Apresentação: Martha Sutter
Escritora e pesquisadora. Autora dos romances históricos: Babel – o amor entre Nûria e Hammurabi,
Babel – Romance em tempos de guerra (Ed. Kimera), Contos de Presente (Comsut), contos (Amazon).
Coautora de livros na área de educação: Ideia+ – Trilhas para o jovem empreendedor (SENAI) e Educar para Transformar (edições Loyola), entre outros.

Babel

Onde: Espaço Educação