Maratona Rio das mil e uma histórias

coletivo contadoresdehistorias rj

O movimento dos Contadores de Histórias do Rio de Janeiro irá celebrar o Dia Internacional do Contador de Histórias, o dia 20 de março, com uma programação especial, a “Maratona Rio das Mil e Uma Histórias” nos jardins do Museu da República, no Catete, Rio de Janeiro. A programação será totalmente gratuita e acontecerá nos dias 16, 17 e 20 de março de 2019.

No ano passado foi realizada a primeira “Maratona Rio das Mil e Uma Histórias”, com a participação de 80 narradores de histórias, atraindo cerca de 1000 pessoas, entre crianças e adultos, ao Museu da República, para ouvirem as mais diversas histórias, em variedade de estilos e temáticas.

Nos dias 16 e 17 de março haverá Maratonas de Contos com participação de narradores diversos, para público infantil (das 10 às 12h) e geral (das 13 às 17h). No dia 20 de março, das 17 às 20h, haverá uma Roda de Histórias para público adulto, com fala de abertura da professora Eliana Yunes, da Cátedra de Leitura da PUC/ Unesco com o tema: ‘ Narração de histórias: que reflexões para nossos tempos? ”.

Narradores de diversas formações e distintas práticas vão apresentar seus trabalhos durante a comemoração. Estarão presentes contadores como Bia Bedran, Rogério Andrade Barbosa, Tapetes Contadores de Histórias, Daniele Ramalho, José Mauro Brant, Augusto Pessôa, Priscila Camargo, Daniella D’ Andrea, Julia Grillo e Rute Casoy.

As comemorações pelo dia Internacional do Contador de Histórias acontecem em vários países e tiveram origem na Europa, mais especificamente na Suécia em 1991. A data marca o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul.

Serviço:

PROGRAMAÇÃO:

16 e 17 de março

10:00 às 13:00 horas – Maratona para público infantil no Coreto

14:00 às 17:00 horas – Maratona para toda família na Varanda do Museu

17:00 às 20:00 horas – Roda de Histórias para adultos no Auditório

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LOCAL: MUSEU DA REPÚBLICA – Rua do Catete, 153- Catete (próximo ao metrô Catete)

Informações: contadoresdehistorias.rj@gmail.com

REALIZAÇÃO: CONTADORES DE HISTÓRIAS.RJ

Contatos:

Daniele Ramalho