Mulheres negras, sagrado feminino e sexualidade

Untitled-1

Dia 2 de fevereiro, das 10h às 14h acontece no auditório do Museu da República o 1º Pérolas Sagradas, grupo de leitura e práticas sobre Sagrado Feminino e Sexualidade para mulheres negras. As vagas são limitadas e as interessadas devem enviar email para pretaspreciosas@gmail.com até o dia 28 de janeiro. A proposta dos encontros é mensal e aberto a todas as mulheres que se autodeclarem negras.
A iniciativa é de Ana Carolina Oliveira, comunicóloga e gestora de projetos, que participa de grupos e eventos do Sagrado Feminino e identificou a escassez de mulheres negras nestes espaços: “Nós, mulheres negras, nos unimos em muitos espaços de luta por direitos, mas é preciso também estarmos juntas para o autocuidado. O Sagrado Feminino incentiva respeito e reconexão com a nossa natureza e nossas individualidades, e traz uma reflexão sobre a forma desequilibrada que somos ensinadas a exercer nossa sexualidade. Isso é uma revolução em uma sociedade que dita padrões do que devemos ser e fazer”.
Tema cada vez mais popular, atividades e seguidoras do Sagrado Feminino crescem no Brasil. A expressão refere-se a uma filosofia e estilo de vida que incentivam a conexão da mulher com sua natureza e valorização do feminino como sagrado a exemplo de práticas como: conectar com outras mulheres, respeitar os ciclos menstruais, usar ginecologia natural e valorizar as individualidades. A temática ganha importância frente o aumento do feminicídio no Brasil que evidencia a histórica desvalorização da mulher. A data do primeiro Pérolas Sagradas em 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, também busca chamar atenção. Trata-se de orixá regente dos marés e que representa a fertilidade e feminilidade no Candomblé e Umbanda.

Serviços:

Data: 2 fev. 2019
Local: Auditório do Museu da República. Rua do Catete, 153 – Catete.
Informações: pretaspreciosas@gmail.com
Valor: GRATUITO. Contribuições espontâneas são aceitas