Notícias

Confira abaixo o que está acontecendo no Museu da República.

XXX Jornada Republicana – Clóvis Bornay – 100 anos Homofobia e Memória LGBT. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Fevereiro do Museu da República. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Janeiro do Museu da República. Clique aqui e confira

Roteiros Republicanos. Novo site sobre a memória da República na paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Novembro do Museu da República. Clique aqui e confira

Museu da República lança ação educativa pioneira com jovens adultos. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Outubro do Museu da República. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Setembro do Museu da República. Clique aqui e confira

Cineclube Cinema e História Silvio Tendler. Clique aqui e confira a programação de Agosto

XXVI Jornada Republicana – Justiça e Movimentos Sociais. Clique aqui e confira

Pijama de Getúlio Vargas volta a ser exposto no Museu da República. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Agosto do Museu da República. Clique aqui e confira

MUSEU DA REPÚBLICA RECEBE OBRA DE ARTE APREENDIDA PELA RECEITA FEDERAL – O Museu da República/Palácio do Catete recebeu do IBRAM o quadro do artista plástico Luís Ribeiro “Rio de Janeiro – Baía de Guanabara”, datado de 1899. Clique aqui e confira

XXV Jornada Republicana – Singularidades nômades: Arte e Memória no pensamento de Cláudio Ulpiano. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Julho do Museu da República. Clique aqui e confira

Cineclube Cinema e História Silvio Tendler. Clique aqui e confira a programação de junho

Republicando: Boletim do Mês de Junho do Museu da República. Clique aqui e confira

Cineclube Cinema e História Silvio Tendler. Clique aqui e confira a programação de maio

XXIII Jornada Republicana – Museus para uma Sociedade Sustentável. Clique aqui e confira

Republicando: Boletim do Mês de Maio do Museu da República. Clique aqui e confira

Museus para uma sociedade sustentável – Esse é o tema indicado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. O mesmo tema será trabalhado pela 13ª Semana de Museus, que acontece entre os próximos dias 18 e 24 de maio.[Saiba mais]

MUSEU DA REPÚBLICA HOMENAGEIA OS 450 ANOS DO RIO DE JANEIRO EM SUA COLÔNIA DE FÉRIAS
2015 está começando repleto de mudanças. Seja na política, na economia na cultura e também no IBRAM. O ano promete ser agitado e cheio de novidades.
Mas o Museu da República mantém uma tradição, que sempre fez o maior sucesso: desde 1986, é realizada a “Colônia de Férias do MR”.
O programa é inteiramente gratuito e desenvolvido sempre no mês de janeiro, voltado para a comunidade do Catete e também para outros bairros do Rio de Janeiro.
As colônias de férias do Museu da República são temáticas e pautadas no patrimônio material e imaterial, memória e museu. Nesse ano, o tema será “Rio, 450 anos de História”, em homenagem ao aniversário da Cidade Maravilhosa. Entre as atividades previstas, haverá passeios a locais representativos da história do Rio de Janeiro, como o marco de fundação da cidade, a foz do Rio Carioca, visitas a fortalezas, atividades plásticas, exibição de filmes que abordam a evolução urbana e paisagística, construção de maquetes, atividades de música, dança com baile no Salão Nobre do museu, além de muita recreação no Jardim Histórico, com direito a banho de mangueira para aliviar o calor.
Este ano, a Colônia de Férias do museu começou em 5 de janeiro estendendo-se até o dia 30 do mesmo mês, no horário de 13 às 17 horas, com um total de 64 crianças entre 7 e 11 anos de idade.
A iniciativa é organizada e promovida pela Coordenação de Educação do Museu da República/IBRAM.

Fechamento da Biblioteca – Caros Leitores e Pesquisadores da Biblioteca do Museu da República,
Informamos que a Biblioteca está fechada para instalação de estantes deslizantes e reformulações na rotina de atendimento e espaço do salão de leitura. A previsão de abertura é para julho de 2015. Em junho confirmaremos a data correta de abertura.

Museu da República fica em 1º lugar no V Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus – O Museu da República foi agraciado com o 1º lugar – Categoria I – no V Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, com o projeto “Educação e trabalho: uma ação de cidadania”.
Ao todo, 13 projetos foram contemplados durante o VIII Encontro Ibero-americano de Museus, em Lisboa, Portugal.
O Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus é uma iniciativa do Programa Ibermuseus para premiar e apoiar projetos educativos relacionados aos museus, além de reconhecer boas práticas na Ibero-américa.
Nesta edição, foram apresentados mais de 130 projetos oriundos de 14 países, avaliados por um Comitê Técnico formado por 10 especialistas ibero-americanos.
Os trabalhos premiados, junto aos reconhecidos com menção honrosa, integrarão o Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Ação Educativa, disponível no Portal Ibermuseus. [Saiba mais]

Dia dos Professores – A partir de hoje, 15 de outubro de 2014, em homenagem ao Dia dos Professores, a visita ao Museu da República será gratuita a todos os professores, mediante apresentação de documento comprobatório do exercício do Magistério.