Aula Magna do curso de Pós-Graduação em Educação Museal

Aconteceu no sábado, dia 4 de outubro, no auditório do Museu da República, a Aula Magna do curso de pós-graduação em Educação Museal, que foi transmitida pela primeira vez, ao vivo pela Internet, via canal Youtube. Quem não pôde comparecer e estiver interessado em assisti-la, basta conferir abaixo:

A ideia de um curso de pós-graduação com especialização em Educação Museal (lato sensu) surgiu para suprir uma necessidade de formação e qualificação dos profissionais da Museologia, apresentando-se como opção de prática profissional para educadores de diversas áreas do conhecimento.

Com um total de 127 inscritos para 45 vagas, o curso é resultado de uma cooperação técnica entre os Museus Castro Maya e o Museu da República, ambos pertencentes ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), via Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). É o único curso neste nível de ensino no país e o primeiro criado na área de Educação, no contexto do lançamento esse ano da Política Nacional de Educação Museal, elaborada e promovida pelo IBRAM.

O Curso de Pós-graduação em Educação Museal tem como princípios curriculares, entre outros, o trabalho com a pluralidade cultural, social e política, buscando a formação de um profissional ético, com responsabilidade social e cultural, habilitado a atuar como educador em museus e instituições culturais e capacitado a usar o museu como espaço educativo.

O conteúdo curricular do curso foi dividido abrangendo os campos da Pedagogia e da Educação Museal, iniciando-se com o estudo da História da Educação em Museus no Brasil e no mundo, em conexão com a história dos museus e do patrimônio no Ocidente. Por fim, no último módulo serão realizadas visitas técnicas e elaboração de propostas educativas na prática da educação museal.

Com aulas presenciais gratuitas oferecidas aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, o curso terá a duração de um ano e três meses, totalizando 380 horas de carga horária final e será ministrado na sede do ISERJ (Rua Mariz e Barros, 273 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro), bem como em museus pela cidade. O início está previsto para o segundo semestre de 2014.

A Aula Magna do curso de pós-graduação em Educação Museal foi ministrada pelo museólogo Mario Chagas, professor da UNI-RIO e assessor de Comunicação do Museu da República. Estiveram presentes as seguintes autoridades:

MAGALY CABRAL – Diretora do Museu da República
VERA ALENCAR – Diretora dos Museus Castro Maya – Chácara do Céu
SANDRA SANTOS – Diretora geral do ISERJ
MARIA CRISTINA LACERDA – Presidente da FAETEC
FABIANE AQUINO – DESUP-FAETEC (Representando o Diretor, Marcio Campos)
FERNANDO MOTA – Vice-presidente educacional da FAETEC
CINTHIA OLIVEIRA – Coordenadora da COMUSE/Ibram (Representando o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo).