Exposição: Mulheres Palacianas do Catete ao Alvorada

A exposição Mulheres Palacianas: do Catete ao Alvorada pretende realçar a imagem feminina que se destaca na história republicana brasileira marcando presença no Palácio do Catete, hoje Museu da República e, posteriormente, no Palácio da Alvorada. Essa presença pode ser notada tanto nos elementos decorativos do Museu quanto no acervo, onde encontramos o registro histórico dos seus papéis na política, em diversos momentos da sociedade brasileira e nas artes de nosso país.

Iniciamos destacando a figura da Baronesa de Nova Friburgo, Laura Clementina da Silva Pinto – matriarca do clã que ficou registrado na história do bairro, da cidade e do país como os construtores e primeiros proprietários do Palácio de Nova Friburgo, mais tarde do Catete, também conhecido como Palácio das Águias e considerado uma das mais belas residências do Brasil imperial.

A representação do gênero feminino, às vezes delicada, às vezes forte, se espalha por todas as dependências do Museu da República. Em sua arquitetura eclética, de meados do século XIX, podemos destacar uma infinidade de belas e ousadas deusas e ninfas que remetem à forte influência da estética da cultura clássica greco-romana sobre o neoclassicismo. A elas se misturam esculturas de escolas artísticas posteriores, onde a mulher é retratada por outros parâmetros estéticos.

Procuramos também trazer à tona características singulares das primeiras-damas e apresentá-las através de pinturas, fotografias, adornos, mobiliário, presentes e pertences.

Com essa exposição ao ar livre, o museu faz um convite ao publico passante de seu Jardim, para conhecer um pouco mais sobre mulheres que povoaram o universo da república brasileira, contribuíram e ainda contribuem – como exemplo da Presidenta Dilma Rousseff  – para a nossa história republicana.

Isabel Portella

Confira algumas imagens da exposição:

Foto exposição mulheres palacianas Foto exposição mulheres palacianas Foto exposição mulheres palacianas Foto exposição mulheres palacianas

De 08/03/2014 a 27/04/2014