19 de novembro – Conheça a história do Dia da Bandeira

publicado: 19/11/2018 07h00, última modificação: 27/11/2018 16h11

A bandeira nacional que conhecemos hoje é uma criação republicana. Foi oficializada poucos dias após a Proclamação da República, por meio do decreto nº 4, do dia 19 de novembro de 1889, que definia também outros símbolos nacionais como as armas, os selos e os sinetes da República. Porém, o dia 19 de novembro só se tornou Dia da Bandeira em 1908, por iniciativa de membros do Congresso Nacional.

O regime republicano se encontrava em seu 19º ano de existência e já havia passado por muitas crises políticas e econômicas. Além da oportunidade de reafirmar simbolicamente a jovem República, com uma festa cívica que avivasse o sentimento patriótico da população, a criação do Dia da Bandeira foi justificada por seus proponentes como desagravo a um incidente acontecido pouco tempo antes na Argentina, onde uma bandeira do Brasil foi rasgada em um protesto contra o governo brasileiro.

Bandeira brasileira, bordada pelas filhas de Benjamin Constant e oferecida ao comandante da Escola Superior de Guerra em 1890. Tamanho: 180 x 130 cm. Tecido, fio metálico, miçanga e paetê. Foto: Rômulo Fialdini. Acervo Museu da República.

A bandeira nacional republicana está presente no acervo do Museu da República de várias formas. Ela aparece em representações artísticas famosas como o quadro “Pátria”, de Pedro Bruno. Também está nos objetos de uso oficial ou propagandístico de políticos, governos e organizações da sociedade civil. E, claro, também na forma de bandeira, na qual um dos exemplares mais antigos do acervo é aquela que foi bordada em 1890 pelas filhas do republicano brasileiro Benjamin Constant.

Leque do final do século XIX, representando a proclamação da República em 15 de novembro de 1889. O artista tomou a liberdade de incluir a bandeira nacional na cena, apesar de ela só ter vindo à público quatro dias depois da proclamação. 120x185cm, tecido e madeira Foto: Rômulo Fialdini.

Fontes:

Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1851-1899/D0004.htm

O Século. 20 de novembro de 1908. “A Festa da Bandeira – Efusão Patriótica”. Disponível em http://bndigital.bn.gov.br/