No dia 16 de março, o Museu da República receberá o 4º Encontro de Conscientização da Síndrome de Down/T21. O evento ocorrerá no Jardim do Museu da República, das 10h às 15h30. Organizado pelo Projeto Voa Down, que tem o propósito de promover qualidade de vida e oferecer perspectivas às famílias de pessoas com Trissomia do Cromossomo 21, a síndrome de Down, o encontro conta com rodas de conversa e atividades recreativas.

A abertura será às 11h, conduzida pela fundadora do Projeto Voa Down, a fisioterapeuta pediátrica Mônica Manhoni. Em seguida, às 11h30, começarão as rodas de conversa, que abordarão temas relacionados ao desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down, desde a infância até a vida adulta. A partir das 13h, serão realizadas atividades com as famílias, como cinoterapia — terapia assistida por cães —, pinturas artísticas e recreação para pessoas com T21.
O encontro, que acontece pela segunda vez no Museu da República, conta com uma equipe especializada e contribui para a construção de uma rede de apoio para essas famílias, onde cada pessoa é valorizada em sua singularidade. Durante o evento, os colaboradores irão acolher as famílias, proporcionando trocas de experiências entre elas.
(Maria Eduarda Afonso/Nucom/MR)