Agenda de eventos no Museu da República

Confira aqui a nossa programação atualizada

publicado: 23/10/2023 17h10, última modificação: 01/04/2024 16h52

Além do jardim histórico, aberto diariamente, e do Palácio do Catete aberto de terça a domingo, ambos com entrada gratuita, o Museu da República tem também uma extensa programação durante todos os meses do ano. Nesta página, o visitante pode conferir a programação atualizada com a agenda cultural do museu, incluindo exposições, feiras no jardim, atrações musicais e teatrais, encontros temáticos, palestras, seminários e lançamentos de livros.

Seja bem-vindo ao Museu da República!

Fevereiro/2024

3 e 4/2 | Bailinho de Pré-Carnaval Infantil. Atrações diversas para crianças, com participação da Feira Seleta. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Seleta Produções.

5/2 | IV Cortejo Carnavalesco Coral no Jardim. O Coral do Museu da República convida para um bloquinho com marchinhas tradicionais pelo jardim do museu. Concentração às 15h e saída às 16h. Participação: Coral Rio em Canto e Coro Come.

Março/2024

16 e 17/3 | Festival do Café. Feira com pequenos produtores de café de todo o Brasil, cafeterias, torrefações e gastronomia harmonizada. A feira acontece também em setembro. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Festival do Café Eventos e Treinamentos.

24/2 a 31/3 | TEATRO | “Riobaldo”. Adaptação teatral da obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Dramaturgia e atuação: Gilson de Barros. Direção: Amir Haddad. Ingressos pelo Sympla.

31/3 | Auto de Páscoa. Encenação da Via Crúcis de Jesus Cristo no jardim do museu. Produção: Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul (CEIZS)

Abril/2024

6 e 7/4 | Junta Local. Feira com produtores rurais e fazedores culinários locais. A feira acontece também em agosto. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Junta Local Produções.

14/4 | Vozes Abertas. Prática de canto coletivo instantânea conduzida por Lulu Antunes e Nayana Torres, com as participações especiais do Coral Pedra da Urca, Coral da Tarde, Coro de Corpo, Rio em Canto, Coro Come e Coral do Museu da República.

20 e 21/4 | Dia dos Povos Indígenas no Museu da República. Pela segunda vez no museu, o evento reúne 450 indígenas expositores, com variada programação cultural. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Associação Indígena Aldeia Maracanã.

Maio/2024

4 e 5/5 | Circuito Carioca no Museu da República. Feira de artesanato e variedades. A feira acontece também em dezembro. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Circuito Carioca de Artes e Cultura.

12/5 | Música no Museu. Comemoração do Dia das Mães com a pianista Ana Lúcia Albuquerque. Programa: Ernesto Nazaré, Franciso Mignone, Mozart, Schubert, Gottschalk e Chopin.

19/5 | Música no Museu. Coral Strattner, com regência de Gabriel Szantó. Programa: Clássicos brasileiros.

25 e 26/5 | Festival do Nordeste. Feira com produtos regionais e atividades culturais como oficinas de danças típicas como forró e xaxado. A feira acontece também em junho. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Tônica Mídia LTDA.

19/5 | Música no Museu. Maycon Marchette, piano. Programa: Clássicos internacionais.

Junho/2024

8 e 9/6 | Festival do Nordeste. Feira com produtos regionais e atividades culturais como oficinas de danças típicas como forró e xaxado. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Tônica Mídia LTDA.

16/6 | Apresentação do Coral do Museu da República. A partir das 11h, no jardim.

22 e 23/6 | Arte com Ziriguidum. Feira com variedade de expositores e artesãos, com shows e performances artísticas na programação. A feira acontece também em novembro. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Z&F Comunicação LTDA.

Julho/2024

6 e 7/7 | Tarde Divertida no Museu. Programação variada com foco em atividades para famílias com crianças. Atividades educativas, oficinas de pintura e contação de histórias, e brincadeiras gratuitas, além de feira de moda e gastronomia. O evento acontece também em outubro. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Mariana Oliveira Rebelo.

27 e 28/7 | Festival Peruano. Programação a confirmar.

Agosto/2024

4/8 | Apresentação do Coral do Museu da República. A partir das 11h, no jardim.

17 e 18/8 | Junta Local. Feira com produtores rurais e fazedores culinários locais. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Junta Local Produções

Setembro/2024

5 a 8/9 | Comemorações dos 65 anos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e 40 anos do Programa SAP (Sala do Artista Popular). Seminário e mercado de artesanato. 10 às 18h, no jardim do museu. Realização: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / Iphan

14 e 15/9 | Festival do Café. Feira com pequenos produtores de café de todo o Brasil, cafeterias, torrefações e gastronomia harmonizada. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Festival do Café Eventos e Treinamentos.

Primavera dos Livros. Feira literária produzida pela Liga Brasileira de Editores Independentes. Data a definir.

Outubro/2024

6/8 | Apresentação do Coral do Museu da República. A partir das 11h, no jardim.

12 e 13/10 | Tarde Divertida no Museu. Programação variada com foco em atividades para famílias com crianças. Atividades educativas, oficinas de pintura e contação de histórias, e brincadeiras gratuitas, além de feira de moda e gastronomia. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Mariana Oliveira Rebelo.

Novembro/2024

22 e 23/6 | Arte com Ziriguidum. Feira com variedade de expositores e artesãos, com shows e performances artísticas na programação. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Z&F Comunicação LTDA.

Dezembro/2024

8/12 | Apresentação do Coral do Museu da República. A partir das 11h, no jardim.

14 e 15/12 | Circuito Carioca no Museu da República. Feira de artesanato e variedades, com atrações musicais, programação infantil e chegada do Papai Noel. De 10 às 18h, no jardim do museu. Produção: Circuito Carioca de Artes e Cultura.

(Programação sujeita a alterações)