Confira nossa programação na 16ª Primavera de Museus

publicado: 16/09/2022 16h21, última modificação: 07/11/2022 18h42

PROGRAMAÇÃO NO MUSEU DA REPÚBLICA

Que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos? A partir deste questionamento, “Independências e museus: outros 200, outras histórias” foi o tema escolhido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a temporada de eventos socioculturais a serem realizados durante a 16ª edição da Primavera dos Museus.

Neste contexto, citamos o relevante papel de mulheres, africanas/os e afrodescendentes, povos originários, sertanejos, ribeirinhos de norte a sul do Brasil, nas lutas pela independência oficial do Brasil, como, ainda hoje, pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional. Buscar conexões entre espaços, temporalidades, histórias e experiências é um caminho para resgatarmos os inúmeros processos de independências no país.

O Bicentenário da Independência é uma oportunidade para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Que sejam dadas as oportunidades de escuta e contação de tantas outras histórias.

No Museu da República, esta será a programação aberta ao público:

16 a 18/9 e 23 a 25/9 – 19h: “Riobaldo”, adaptação do romance Grande Sertão: Veredas. Monólogo de Gilson de Barros com direção de Amir Haddad. Apresentações previstas para o jardim e para o Espaço Educação, de acordo com o tempo.

Sábado, 17/9: “No meio do caminho tinha uma palavra”. Encontro com o artista plásticoMárcio Carvalho, autor das palavras pintadas pelas ruas do Rio e também no jardim do Museu da República. Distribuição de 20quentinhas a partir das 8h.

Sábado, 17/9, de 11h: Abertura das exposições “A Grande Peleja”, do artista Paul Setubal, e “Híbridos”, de Maria Lynch, ambas com curadoria de Isabel Portella, na Galeria do Lago e no jardim.

Domingo, 18/9 – 15h – Lançamento do livro “A Casa do Grito”, de Guilherme Macedo, no bistrô.

19/9 a 25/9 – Exposição “100 anos da Semana de 22 e os reflexos sobre as instituições brasileiras”, com curadoria de Fabiana Schneider, procuradora da República do Rio de Janeiro.

Segunda, 19/9 – 17h:  “100 anos da Semana de 22 e os reflexos sobre as instituições brasileiras”. Mesa redonda sobre a exposição no Museu da República, com presença de Sérgio Luiz Pinel Dias, Fabiana Schneider, Renato Machado, Júlio Araujo e mediação de Mario Chagas. Transmissão ao vivo no canal do Museu da República no YouTube.

Terça, 20/9 – 10h: Bate-papo com as artistas da exposição “Nem Sempre Dias Iguais”, Bárbara Copque, Cláudia Lyrio e Yoko Nishio, com curadoria de Isabel Portella, no Palácio do Catete.

Terça, 20/09 – 17h: Mesa redonda “As independências, o marco temporal e os museus indígenas”, com Priscila Faulheber (MAST), Paulo Santini (UNESP), Alexandre Gomes (Museu Indígena de Pernambuco) e mediação Mario Chagas. Transmissão ao vivo no canal do Museu da República no YouTube.

Quarta, 21/9 – 15h: Mesa-redonda “Comemorando a Libertação do Sagrado”, com Mãe Meninazinha de Oxum,Iyalorixá do Ilê Omolu e Oxum e Conselheira da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO), Mônica Lima, Professora do Instituto de História e coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA), com mediação de Mario Chagas. Transmissão ao vivo no canal do Museu da República no YouTube.

Quinta, 22/9, a partir de 10h: Abertura da exposição “Que me adianta a feérica exposição, se vivo a contar vinténs para viver: a Exposição Internacional do Centenário da Independência e o Rio de Janeiro de 1922” no Palácio.

Sábado, 24/9, a partir de 10h: Abertura das exposições integradas “Mirela Luz: Pintura de borda” e “Casa comum: quem colabora sobrevive a muitos fins de mundo”, no Palácio.

Sábado, 24/9 – 10h às 17h:  Visitação pública ao trabalho de restauro do Salão Nobre do Palácio Rio Negro, com apresentação do trabalho já realizado e conversa com a equipe de restauro. Palácio Rio Negro, em Petrópolis.

Domingo, 25/9: Encontro de Corais no Jardim, com participação do Coral do Museu da República, Rio em Canto e Coral Seresta. Em frente ao coreto, às 11h.

Domingo, 25/9: Apresentação da “Camerata Jovem”, com jovens músicos cariocas, moradores de diferentes comunidades do RJ e oriundos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil, na varanda do Palácio, a partir das 12h.