Prossigo aqui contando um pouco mais sobre o que foi o Programa Pró-Memória da Constituinte – PPMC. E, novamente lembro que o acervo com documentos, vídeos, cartazes, jornais e tantas outras manifestações recolhidas durante a última Assembleia Nacional Constituinte está disponível à consulta de interessados, estudiosos e, mesmo, de contemporâneos daquela época, no Museu da República.
Nossa tarefa no Programa não se limitava a recolher cartas, recomendações, sugestões como as que mostramos aqui semana passada, e tantas outras ideias que não paravam de chegar, apenas guardando-as para a posteridade. Queríamos que o maior número de pessoas fosse informado das questões históricas e políticas que estavam em jogo e tivessem como entendê-las melhor, participar de debates, opinar sobre como encaminhar possibilidades, exercendo a sua cidadania. Ou seja, o que estávamos coletando deveria servir já, antes que viesse a servir no futuro, como está servindo aos interessados, agora, no museu.
Dentre as formas e expressões coletadas estavam as de artistas representando o processo Constituinte, quase sempre de forma bem crítica:
O cartunista Henfil teve participação frequente durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte. O acervo do Museu da República tem algumas de suas obras. O cartaz abaixo foi feito para o Plenário Pró-Participação Popular na Constituinte, um grupo muito significativo de organizações da sociedade civil, que se uniu para divulgar o que estava ocorrendo naquele momento político e pressionar por soluções melhores a todos.
Também os fotógrafos foram importantes no registro do processo constituinte, que não contou com internet, celulares, computadores. Sem a contribuição deles, teríamos perdido muitas manifestações da época. O Centro Pró-Memória da Constituinte expos os trabalhos de vários fotógrafos, pintores, cartunistas. Entre eles estão originais da Cooperativa Agil, como os que apresentamos a seguir.
Além dos objetivos iniciais passamos a adotar outros que iam surgindo à medida que as demandas se colocavam e que percebíamos sua importância para grupos de interesse populares. Adianto a seguir uma série de eventos que montamos e anunciamos à época, sobre alguns dos quais falaremos na próxima semana.