Museu da República lança logotipo comemorativo de 65 anos

Fundado em 1960, o Museu da República completou 65 anos em 15 de novembro de 2025. Para marcar essa data, uma marca comemorativa foi desenvolvida com o objetivo de criar uma identidade visual temporária, revisitando logotipos antigos da instituição ao mesmo tempo em que destaca o caráter festivo da data.

A pesquisa inicial pelos antigos logotipos do museu foi feita por Henrique Carvalho, do Setor de Comunicação Social, em conjunto com Silvia Pinho, do Núcleo de Acervos Arquivísticos e Bibliográficos. Foram levantados no acervo do setor itens impressos com os logotipos anteriores utilizados ao longo da história do museu, destacando dois trabalhos anteriores à marca atual, produzida pelo ex-servidor Luiz Alberto Garcia de Zuñiga no início dos anos 2000.

Uma dessas marcas mais icônicas foi desenvolvida em meados dos anos 1980 por pelo servidor Ivan Wasth Rodrigues, representando com traços minimalistas e marcantes uma imponente harpia (ou gavião-rei), o mais conhecido símbolo do Palácio do Catete. A proposta da marca comemorativa propõe revisitar o logotipo criado por Wasth Rodrigues, reestilizando o desenho da harpia e a fonte tipográfica.

Além do logotipo, que será utilizado pelo museu ao longo de 2026, apresenta-se também um ícone comemorativo, versão compacta do novo logotipo, a ser utilizado em nossas publicações nas redes sociais.

O conceito que orienta a criação é conectar esta efeméride ao legado de ex-servidores representados por Wasth Rodrigues, ao mesmo tempo em que integramos à arte original inovações técnicas como uma nova família tipográfica e um desenho inédito integrando os 65 anos à harpia, tão elegantemente representada no antigo logotipo.

A defesa gráfica com mais detalhes sobre a pesquisa, a paleta de cores e aplicações do logotipo está disponível no link abaixo: