Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

Museu da República recebe exposição sobre o prédio do antigo DOPS

publicado: 29/01/2025 15h36, última modificação: 29/01/2025 15h36

O Museu da República, em parceria com a Fulô Projetos de Cultura e o Coletivo Memória, Verdade, Justiça e Reparação do Rio de Janeiro, recebe a exposição sobre os 60 anos da Ditadura Militar, intitulada “Rua da Relação, 40: testemunho material da violência de Estado”. A mostra, localizada no pátio interno do Museu da República, estará aberta ao público de 26 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025 e traz à tona a história do antigo prédio em que foi sediado o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante a ditadura militar. A programação da exposição conta com mesas de debates nos dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro de 2025.

O tema central dessa iniciativa é o prédio que abrigava a sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), localizado no centro do Rio de Janeiro. A exposição reúne uma série de documentos inéditos e informações sobre o papel do DOPS como símbolo de repressão durante os anos da ditadura militar. Entre os materiais apresentados, destacam-se registros relacionados à perseguição às religiões de matriz africana, aos integralistas, aos sindicatos, além de abordagens sobre os  dispositivos de tortura.

A cerimônia de abertura acontece no dia 26 de janeiro, às 10h. Durante o período da exposição, serão realizadas mesas de debates, reunindo representantes que atuam em defesa do projeto de transformação do edifício do antigo DOPS em um espaço de memória. Os debates irão ocorrer nos dias 29 de janeiro e  4 de fevereiro, de 15h às 17h, culminando no encerramento da exposição.

(Maria Eduarda Afonso/Nucom/MR)