O Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem – MEI, da UNIRIO, em parceria com o Museu da República e o Museu das Remoções no Rio de Janeiro, realiza o VII Seminário de Museologia Experimental.
O Seminário acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto, com programação dividida nos dois museus. O tema dessa sétima edição será “Políticas públicas para os Museus e a cultura: resistências em diálogo”.
A organização vai também solicitar doações aos inscritos, tais como alimentos não perecíveis e material de higiene, para serem destinados à Casa Nem, um lugar de acolhimento e apoio a transexuais, travestis e transgêneros no Rio de Janeiro.
Programação:
Dia 21 (Museu da República)
14h: roda de Choro da EM/UFRJ.
14h30: Mesa 1 – “Políticas Públicas: universos plurais”. Presenças de Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa), Mário Chagas (Museu da República e UNIRIO/PPG-PMUS), Marcele Esteves (Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI, com meidação de Bruno Brulon (UNIRIO/MEI/PPG-PMUS).
16h30: Mesa 2- “Museologia e Políticas da cultur: entre teorias e práticas”. Presenças de Glauber de Lima (UFG), Gleyce Kelly Heitor (Escola de Artes Visuais/Parque Lage), Marilia Xavier Cury (USP), com mediação de Luciana Souza (UFG).
*
Dia 22 (Museu das Remoções).
10h: Mesa 3: Cartografia da resistência: memória, território e luta. 10h – Cartografia da resistência: memória, território e luta. Com Alexandro Silva de Jesus (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE); Vladimir Sibylla (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO); Sandra Maria Teixeira (Museu das Remoções); Carlos Tukano (Associação Indígena Aldeia Maracanã – AIAM); Mediação: Alex Venâncio (Museu das Remoções).
*
Dia 23 (Museu da República)
10h30: Roda de conversa: Pesquisas em andamentos dos alunos de Museologia da UNIRIO. Mediação: Daniel Alcântara (UNIRIO/PPG-PMUS) e Carolina Zanesi (UNIRIO).
14h: Mesa 4 – “Políticas da diversidade: memória, orgulho e visibilidade”. Com Cláudio Nascimento (Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI), Rita Colaço (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), Márcio Caetano (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), Yuri Fernandes (Projeto Colabora). Mediação: Treyce Ellen Goulart (Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI)
16h30: Cinedebate: “Cidadania e afetividade: uma outra forma de se pensar política”, com a exibição do documentário “LGBT+60: corpos que resistem”.