“O que restou de ontem”: projeto de extenção da EBA/UFRJ faz intervenções no Museu da República

publicado: 07/11/2022 18h27, última modificação: 19/12/2022 15h48

O que restou de ontem é o título da sexta exposição do Projeto de Extensão “Intervenções: arte contemporânea em museus do Estado do Rio de Janeiro” da EBA/UFRJ, realizado em parceria com o Museu da República (MR) durante o ano de 2022. Atuante desde 2014, o projeto propõe-se a intervir no acervo exposto, na arquitetura e nos demais acervos armazenados nos museus do Rio de Janeiro. Especialmente nesta edição, tivemos acesso à diversidade de coleções pertencentes ao MR e, após pesquisas e debates, estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes de artes e artistas que frequentam o museu propuseram as intervenções que ocupam várias salas do Palácio do Catete, incluindo aquelas destinadas às mostras temporárias, no terceiro andar.

Além de intervirem nos ambientes do Palácio – que no passado serviu de residência para o Barão de Nova Friburgo e sua família, entre 1866 e 1889, e para os presidentes republicanos, entre 1897 e 1960 –, os artistas aqui reunidos, a partir dos trabalhos especialmente produzidos para esta exposição, literalmente balançam os alicerces de nossa história institucionalizada, revolvem memórias individuais e coletivas, explicitando novos sentidos para essas narrativas e fazendo emergir aquilo e aqueles
que foram invisibilizados.

Se nas histórias oficiais ressoam as raízes do patrimonialismo, conceito utilizado por Sergio Buarque de Holanda para descrever a política brasileira, quando o Estado não faz distinção entre os limites do público e do privado, compondo uma elite de favorecidos, no MR, em contato com a vida pública e privada dos nossos presidentes, parece que continuamos repetindo o refrão da música de Gilberto Gil: “O governo promete / Mas o sistema diz não / Os lucros são muito grandes / Mas ninguém quer abrir mão” (Nos barracos da cidade, 1985). Assim, essas imagens se alternam com outras mais, que sempre voltam em diferentes indumentárias e novos atributos.

ARTISTAS PARTICIPANTES

Alice Ferraro, Alice Silva e Alícia Nolyq, Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., Amanda & Isadora, Andressa Domingos, Beatriz Pimenta, Breno Pinheiro e Emanuele Durval, Cleiton Almeida, Felipe Ferreira de Almeida, Giovanni Melira, Isabella Guerra, João Doe e Kháos, João Werneck, Josiana Oliveiras, Julia Rocha, Juliana Montalto e Julia Cruzeiro, Lívia Di Santi, Luciano Vinhosa, Manuela Castellões, Mariana Paraízo, AntiMarko, Martha Niklaus, Matheus Araújo, Mônica Coster, Pâmela Nogueira, Rodrigo Pinheiro, Sara Mosli, Suely Farhi, Tainá Verde, Tupanapoî, Vix Palhano.

A abertura acontece no 15 de novembro de 2022, de 11 às 17h. A exposição fica até 15 de janeiro de 2023.