Cineclube Cinema e História Silvio Tendler – Outubro/2017

Cineclube Cinema e História Silvio Tendler do Museu da República

O Cineclube Cinema e História Silvio Tendler do Museu da República iniciou suas atividades em 1º de abril de 2014 e foi criado para homenagear o cineasta e documentarista Silvio Tendler.

É um espaço para exibição de filmes, documentários e debates com especialistas dos temas em questão, que tratam de fatos, episódios e personagens importantes da história republicana, da cultura, do patrimônio e da memória nacional, alguns desconhecidos do grande público e envoltos em processo de apagamento.

Silvio Tendler é conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros. Ele já produziu cerca de 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Em 1981 fundou a Caliban Produções Cinematográficas, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

Com este projeto o Museu da República cumpre sua função social de divulgar, incentivar o debate e contextualizar períodos e fatos da nossa história desde os primórdios da história da república até a contemporaneidade. Dentro desse contexto destacamos a questão da cidadania que é um dos focos da programação.

As sessões do Cineclube acontece sempre a última quinta-feira do mês, no horário de 18h, com entrada franca.

Coordenação e produção executiva de: Elizabeth Abel de Figueiredo, Flávio Leão e Kátia Frecheiras.

Confira a programação dos Cineclubes passados