Instituto Brasileiro de Museus
Museu da RepúblicaNúcleo de Educação
O Museu da República tem um compromisso com a Educação Museal desde sua criação. Através de projetos voltados para diferentes públicos, manteve ao longo de sua trajetória um compromisso com as reflexões em torno de temas relacionados à República Brasileira. Entre nossas ações, destacam-se os projetos voltados para a Educação Básica.
Ao longo do tempo, seu compromisso com a consolidação da Democracia, da cidadania e dos Direitos Humanos foi ganhando contornos institucionais cada vez mais definidos, através de ações voltadas para grupos socialmente vulneráveis. Em 2018, com a criação do Programa “A República que o Palácio não Mostra”, passa a promover atividades em torno de roteiros temáticos que estimulam a construção de conhecimento e o pensamento crítico e emancipador. Suas ações e projetos, que também envolvem nossas áreas de acervo, visam construir novas interlocuções com a Educação Básica, ressaltando o potencial educativo do Museu da República para além de seus circuitos expositivos.
Seguindo em seu compromisso com a diversidade cultural e a inclusão, criou o Programa Educativo Museu da República Antirracista, estruturado em torno de projetos especiais, construídos com base nas Leis 10639 /03 e 11645/08.
Ações:
Para Educadores e alunos de Licenciatura e Museologia:
- Encontro de Professores: a atividade é focada no Palácio do Catete. Nosso objetivo é oferecer aos professores e alunos de Licenciatura condições de construir com alunos da Educação Básica narrativas mais críticas em torno dos nossos circuitos expositivos. Durante uma tarde, lançamos mão de provocações que despertem uma visão do Museu da República não mais como guardião da Memória Oficial, mas como campo marcado por disputas de narrativas. Para isso, oferecemos uma compreensão mais aprofundada dos temas representados no acabamento e decoração dos salões do Palácio, a partir da discussão de alguns objetos museológicos que integram a exposição. Ao longo da atividade, dividida em uma introdução teórica e uma visita mediada, abordamos questões que ajudam a melhor compreender as contradições de sua expografia. Entre elas, destacamos: sua trajetória e diferentes formas de uso, bem como as representações e silenciamentos em torno das memórias republicanas que atravessam todo o circuito.
- Bastidores de Museus: atividade desenvolvida junto aos setores que integram a estrutura organizacional do Museu da República. Através do contato direto com o trabalho técnico desenvolvido cotidianamente pela instituição, nosso objetivo é levar professores e alunos a um maior entendimento dos processos museais. Dessa forma, pretendemos levar a uma compreensão mais aprofundada do que são museus e da dimensão pedagógica do trabalho que realizam para além dos seus circuitos expositivos.
- A atividade, de aproximadamente 3 horas, é dividida em duas partes:
- 1 – Apresentação inicial, que inclui panorama histórico dos museus de História no Brasil, considerações teóricas sobre o campo da Educação Museal e breve apresentação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação.
- – Visita ao Arquivo Histórico e Institucional, Biblioteca, Galeria do Lago, Pesquisa e Reserva Técnica.
- Agendamento de turmas de graduação mediante solicitação junto ao Núcleo de Educação
- Visita Mediada: a visita, conduzida a partir de roteiros temáticos, relaciona as representações dos seus salões a problemas e contradições da História Republicana. Nosso objetivo é despertar a atenção dos grupos para os silêncios impostos pela memória oficial no que se refere às desigualdades sociais e relações etnico raciais e de gênero no Brasil:
- Agendamentos:
- Rodas Conversas: Conversa com turmas de graduação sobre Educação Museal a partir da apresentação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo.
- Agendamento mediante solicitação
Agendamento de grupos para visitas mediadas:
Em virtude das restrições de acesso, os agendamentos de visitas serão feitos da seguinte forma: É possível agendar uma visita nos horários de 11h e 14h, de quarta-feira à sexta-feira, com até 60 pessoas, com prioridade para escolas, universidades e organizações comunitárias,
Os grupos só poderão ser mediados pela equipe do setor educativo.
Agende sua visita através dos e-mails:
mr.educa@museus.gov.br
mr.agendamento@museus.gov.br
Normas de visitação:
Permanecer com as normas já informadas.
Material educativo:
Exposição do Google Arts: Palácio do Catete – Lugar de Memórias e esquecimentos: A exposição virtual reúne registros fotográficos e narrativas resultantes dos encontros entre as turmas da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e um grupo de bolsistas de IC JR do Colégio Pedro II, durante as visitas noturnas realizadas entre 2018/19. A exposição, um dos produtos do Programa Educativo “A República que o Palácio Não Mostra” é organizada em três eixos temáticos: “Os três tempos do Palácio”; “Moradia, cidade e poder”; “Memórias e esquecimentos”. Link de acesso: https://artsandculture.google.com/story/pal%C3%A1cio-do-catete-lugar-de-mem%C3%B3rias-e-esquecimentos/IwVBvRP5aPl-cA?hl=pt-BR.
Projeto Por Dentro do Palácio do Catete abril e julho de 2025
Teve como objetivo apresentar numa série de 8 postagens nas redes sociais do Museu da República, 12 objetos museológicos que compõem o acervo de longa duração do Palácio do Catete, através da sua contextualização histórica e museológica. As narrativas apresentadas fundamentaram-se na reflexão crítica sobre as escolhas/usos museológicos, bem como nos possíveis significados atribuídos a esses objetos ao longo do tempo.
Publicado: Instagram e Facebook
links:
Equipe:
Ana Paula Zaquieu (chefe)
Aryane Peixoto (mediadora)
Fernanda Martins (estagiária)
Letícia Bomfim (mediadora)