Educação

As Ações
Para Professores
Para Estudantes
Para Comunidade
Para o Público Geral
Para Universitários
Agendamento de Visitas Livres e Mediadas
Normas de Visitação

A Pátria

Coordenação de Educação

O projeto pedagógico do Museu da República valoriza a construção do conhecimento, entendido como um processo que promove a cidadania participativa.
Nosso propósito é levar diferentes públicos a escutar os diferentes diálogos de uma mesma história. Para tanto, nossas ações são pautadas nas exposições de curta e longa duração e desenvolvidas por meio de atividades de observação direta do acervo exposto, complementadas por questões problematizadoras acerca do contexto dos objetos inseridos nos espaços do Museu. Essa metodologia, praticada em um museu de História, favorece a apropriação de saberes, a reflexão e o desenvolvimento do pensamento crítico. Assim, abrimos espaço para a mediação via processo dialógico, fundamentado na socialização do conhecimento e na autonomia de valores democráticos.

As Ações

Para Professores

  • Encontro de Professores

Realizados mensalmente, às primeiras quartas-feiras de cada mês, no horário de 13h às 17h.
Reuniões específicas para professores e educadores, com participação extensiva a estudantes de graduação das várias áreas universitárias. As discussões são direcionadas para as potencialidades educativas e culturais do Museu da República, que podem ser exploradas por professores e aplicadas tanto nas visitas ao Museu quanto em sala de aula.
O programa é gratuito, e inclui: dinâmica de grupo sobre a trajetória do objeto inserido no contexto de um museu de História; análise do discurso museológico e sua aplicação pedagógica; exibição de vídeo sobre as várias linguagens utilizadas na comunicação entre a Coordenação de Educação e o público; visita comentada nas exposições de longa duração e sugestões de atividades para visitas com escolares; apresentação e distribuição gratuita de material pedagógico, destinado a professores e alunos.
Guias de turismo ou responsáveis pela visitação de grupos organizados também são bem-vindos aos nossos encontros.

  • Pelos Bastidores do Museu

Os espaços internos do Museu da República geralmente não acessíveis ao público agora podem ser visitados por professores e suas turmas em visitas programadas e previamente agendadas. “Pelos Bastidores do Museu” dará oportunidade aos participantes de conhecerem os setores técnicos do Museu da República: Biblioteca, Museologia; Reserva Técnica, Laboratório de Conservação e Restauração, Arquivo  Histórico, Educação, Pesquisa, Comunicação.
O projeto é gratuito e acontece uma vez por mês. O objetivo da atividade é oferecer ao público escolar a oportunidade de conhecer o funcionamento interno do Museu e o  acervo que não está em exposição e é preservado nos vários setores da instituição.

  • República dos Professores

Realização mensal de palestras multidisciplinares, dirigidas aos professores, ministradas por especialistas de áreas do conhecimento que associam a história da república às disciplinas oferecidas no ensino formal.
O Projeto é gratuito, e tem o propósito de sensibilizar os participantes sobre a abrangência do trabalho educativo que poderá ser desenvolvido pelos professores em suas visitas ao Museu da República.

  • Revista do Professor

Publicação anual, já em seu quinto número. A Revista traz discussões e reflexões de temas relacionados à República e ao Museu, sempre numa perspectiva interdisciplinar. São ensaios, artigos e resenhas, com abordagem sobre o ensino da História em museus, educação ambiental, a literatura na República Brasileira, a astronomia e a República Brasileira, noções de patrimônio material e imaterial, perfis de personagens históricos ligados à República e ao Palácio do Catete, ações educativas em museus, entre outros.
Confira as publicações disponíveis para leitura on-line no site do Museu / revistas nº 1, 2, 3, 4 e 5

  • Cadastro do Professor

Caro professor,
O cadastro de seus dados em nosso site ampliará seu contato com o Museu da República possibilitando-lhe o recebimento de nossa programação educativa.
Cadastre-se
Voltar ao topo

Para Estudantes

  • Visitas Mediadas para Estudantes

Visitas gratuitas desenvolvidas por educadores do Museu da República, com grupos de estudantes previamente agendados.
O roteiro inclui: dinâmica de grupos com atividades lúdicas e interativas sobre temas relativos ao Museu e ao seu acervo republicano; exibição de vídeos referentes aos diversos períodos da República Brasileira (atividade opcional); visitas mediadas às exposições de longa duração ou exposições temporárias.
O Agendamento deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias clicandoaquiEssa modalidade de visita é realizada as terças e quintas-feiras nos horários das 10h e 14h

  • Visitas Livres para Estudantes (sem mediação)

A visita para grupos organizados ou escolares é gratuita. Para cada 20 participantes deverá ter um responsável para guiá-los. O agendamento poderá ser feito por e-mail mr.educa@museus.gov.br ou telefone (2127-0345).
Lembramos que o museu está aberto de 3a a 6a feira no horário de 10 às 17h e sábados, domingos e feriados de 11 às 18h. Para um desempenho mais proveitoso desta visita, sugerimos que o responsável pelo grupo participe do Encontro de Professores.

  • Série Publicação Pedagógica para Estudantes

Em número de três publicações já editadas, a série é dirigida a estudantes das primeiras séries do ensino fundamental.
As revistas são apresentadas com linguagem lúdica, ricamente ilustrada e contemplam informações sobre o Museu e seu Jardim Histórico, presidentes e personagens históricos que marcaram presença na República Brasileira até 1960. 
Confira as publicações disponíveis para leitura on-line no site do Museu / revistas nº 1,2 e 3

  • Série de Jogos Pedagógicos para Estudantes

O Museu da República disponibiliza aos estudantes uma série de jogos de caráter lúdico-pedagógico direcionados às várias faixas etárias. Os jogos acompanham e complementam a série Publicação Pedagógica para Estudantes.Jogue clicando aqui.

d d d

Voltar ao topo

Para a Comunidade

  • Colônia de Férias

Programa de férias gratuito, desenvolvido anualmente, durante todo o mês de janeiro, no período das 13h às 17h, direcionado a crianças de 7 a 11 anos. A programação contempla atividades lúdicas e pedagógicas, pautadas nos temas patrimônio material e imaterial, recortes da república brasileira, memória e museu.
Colônia de Férias 2009 / Brincadeira de Museu
Colônia de Férias 2010 / Carnaval no Museu
Colônia de Férias 2011/ Ecologia no Museu
Colônia de Férias 2012 / Eleitor do Futuro

Voltar ao topo

Para o Público Geral

  • Celebração de Datas Históricas e Comemorativas

Passando em revista momentos do calendário histórico-cultural, a Coordenação de Educação do Museu da República promove projetos e eventos gratuitos, destinados ao público geral.
Calendário:
Maio: Semana Nacional de Museus
Agosto: Morte do Presidente Getúlio
Setembro: Primavera no Museu
Outubro: Semana da criança
Novembro: Dia da Cultura
Proclamação da República

Dia da Cultura / Seresta para o público da 3ª idade

Dia da Cultura / Seresta para o público da 3ª idade

24 de agosto / Morte do Presidente Getúlio Vargas – teatro “ Um tiro na República”

24 de agosto / Morte do Presidente Getúlio Vargas – teatro “ Um tiro na República”

Teatro com Bonecos

24 de agosto / Morte do Presidente Getúlio Vargas – teatro com bonecos

  • Projetos Especiais

Além dos projetos de duração continuada, a Coordenação de Educação do Museu da República promove ações educativas de apoio às exposições temporárias ou de longa duração em parceria com escolas, universidades e outras instituições.

Jornal  Cidadão do Catete / atividade de alunos do 5º ano Centro Integral de Ensino Público Tancredo Neves no projeto Todos Juntos - pela autonomia e cidadania no espaço da República

Jornal Cidadão do Catete / atividade de alunos do 5º ano Centro Integral de Ensino Público Tancredo Neves no projeto “Todos Juntos – pela autonomia e cidadania no espaço da República”

Manual do Jovem Ser Cidadão / publicação desenvolvido por alunos da ONG Ser Cidadão em parceria com o Museu da República

Manual do Jovem Ser Cidadão / publicação desenvolvido por alunos da ONG Ser Cidadão em parceria com o Museu da República

o

Oficina de Charge / ONG Ser Cidadão e Museu da República – projeto “Todos Juntos – pela autonomia e cidadania no espaço da República”.

Oficina de Charge / Curso de artes – ONG Ser Cidadão e Museu da República

Oficina de Charge / Curso de artes – ONG Ser Cidadão e Museu da República

Voltar ao topo

Para Universitários

Em parceria com universidades, o Museu da República contribui efetivamente na formação profissional de jovens universitários das áreas de Museologia, História e Pedagogia, que optam por fazer estágio na Coordenação de Educação do Museu da República.
Orientados por técnicos – educadores do Museu, os universitários participam do planejamento e aplicações de projetos pedagógicos, eventos culturais junto aos vários públicos atendidos pela Coordenação de Educação.

Voltar ao topo

Agendamento de Visitas Livres e Mediadas

Para realizar o agendamento, preencha o formulário aqui

Voltar ao topo

Normas de Visitação para Grupos de Estudantes em Visitas Mediadas ou Visitas Livres

As Normas visitação podem ser lidasaqui

Voltar ao topo