Esclarecimentos com relação à nota “Réveillon dos Bichinhos”

publicado: 17/01/2019 15h45, última modificação: 17/01/2019 15h45

Com relação à nota “Réveillon dos Bichinhos” publicada no Jornal O Globo do dia 30/12/2018, sobre representação contra o Museu da República no Ministério Público pela ONG SOS Aves e Cia, o museu presta os seguintes esclarecimentos (também publicados na versão online da Coluna do Ancelmo do dia 30/12/2018):

O Jardim Histórico do Museu da República, no qual habita e circula livremente a fauna do museu, possui 23 mil m² de extensão, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938. O Jardim é permanentemente aberto ao público ao longo do ano, das 8h às 17h30 (até às 19h30 durante a vigência do horário de verão), exceto nos dias 25/12 e 01/01, datas em que, por motivo de segurança, o jardim permanece fechado. Frisa-se que, mesmo nos dias e horários em que o Jardim se encontra fechado para o público, há funcionários durante 24 horas preparados para situações emergenciais inclusive no que diz respeito ao bem-estar dos animais. Desse modo, considera-se inapropriado o uso da palavra “trancados” para definir a condição dos animais do Museu da República.

No dia 1º de novembro de 2018, o Museu respondeu à correspondência encaminhada a nós pela ONG SOS Aves e Cia que manifestou preocupação com a alimentação dos animais do Jardim Histórico do Museu da República. Em nosso Ofício, explicamos a importância do controle de uma logística alimentar exógena ao que o Jardim produz naturalmente, a fim de evitar a alimentação inadequada dos animais, garantindo, consequentemente, o seu bem-estar. Desse modo, a nutrição de animais no Museu da República requer prévia autorização e cadastramento por parte da administração do Museu.

No mesmo Ofício, solicitamos à ONG um parecer técnico e uma cartilha de orientação quanto à alimentação dos animais, ou seja, documentos que pudessem vir a subsidiar qualquer mudança de procedimento solicitada ao Museu da República. A equipe técnica do Museu da República reuniu-se no dia 08/01/19 com a ONG SOS Aves e Cia a fim de abrir um canal de diálogo com a organização e da adotar procedimentos conjuntos de cuidado com os animais.

A preservação da fauna e da flora que compõem a vida do Jardim é parte da missão do Museu da República. Assim, a fim de salvaguardar o bem-estar dos animais que vivem no Museu da República, enfatizamos ser fundamental um parecer técnico no sentido da adoção de novos procedimentos, caso seja de fato necessário.

Por fim, o Museu da República convida todos a conhecer seu Jardim Histórico, sua flora e sua fauna, bem como o Palácio do Catete.