Exposição: “In Natura” de Alberto Saraiva

In Natura é expressão usada para caracterizar um produto no estado em que se encontra na natureza, não transformado ou processado. Com curadoria de Isabel Sanson Portella, coordenadora e curadora da Galeria do Lago, Alberto Saraiva traz uma atmosfera florestal para a Galeria de arte contemporânea do Museu da República.
Os Jardins do Palácio do Catete levaram o artista por caminhos de pesquisas, buscas e encontros até deparar-se com a obra de arte do acervo, que seria sua guia no preparo das pinturas que agora ocupam a Galeria do Lago: A Índia segurando aljava. A vida sem artifícios, pura em suas formas, livre, altiva e soberana.
Como as delicadas flores de Alberto Saraiva, a índia sobrevive por instinto, se reinventa a cada momento à procura de novos caminhos.
Alberto procura o poético na paisagem e cria uma série de pinturas com detalhes do que encontrou, elaborando uma paisagem única e universal. Suas telas revelam ora uma flor solitária, ora folhagens e espelhos d´água que certamente habitam seu interior desde sempre.
Paisagem é um termo moderno, um conceito que começou a se formar, a tomar corpo na Europa, no final do século XVI.
Paisagem é um conceito impreciso.

Alberto Saraiva traz um sopro da natureza In Natura para a Galeria do Lago.

Confira algumas imagens:

d d