Exposição: RE pública

Como a arte percebe e concebe os fatos históricos ? Como a arte atual propõe outras maneiras de se escrever a história ? No ano em que se comemoram os 60 anos da morte de Getúlio Vargas, às vésperas das eleições, e há pouco mais de um ano das manifestações de junho de 2013, que atraíram o olhar internacional para os contextos político e econômico brasileiros, a exposição RE : pública reúne obras de quatorze artistas, brasileiros e estrangeiros e interroga conceitos de nação, república, democracia, assim como a própria escrita e transmissão da História. Desse modo, os temas propostos por RE : pública também evocam o funcionamento e os protagonistas dos modelos de república, a noção de pertencimento a uma nação, as relações pós-coloniais, o multiculturalismo, as lendas e narrativas inaugurais da cultura, as escritas da história do país, entre outros.
A exposição é proposta por Estelle Nabeyrat, a partir do convite lançado por Fabiana de Moraes, curadora e coordenadora de Sens’artLab, e Isabel Sanson Portella, curadora e coordenadora da Galeria do Lago/Museu da República.
A concepção e realização do projeto desta residência curatorial surgiu do desejo das curadoras brasileiras, que apostaram na importância e na pertinência de se apresentarem, ao público carioca, leituras de profissionais estrangeiros sobre conceitos e princípios constitutivos da sociedade e da cultura brasileiras. A dinâmica colaborativa é a base desse evento, que promove o intercâmbio entre agentes culturais e jovens artistas de nacionalidades diversas, além de criar um espaço de discussão sobre as relações entre o campo das artes visuais e áreas tais que a antropologia, a sociologia e a história.
A temática abordada por Estelle Nabeyrat dialoga com a linha curatorial desenvolvida por Isabel Sanson Portella, e é a mesma que orienta as exposições realizadas na Galeria do Lago – sempre em relação com o acervo do Palácio do Catete, que foi residência de tantos presidentes da República do Brasil.

Fabiana de Moraes e Isabel Sanson Portella

Confira algumas imagens da exposição:
d d d d

De 14/08/2014 a 14/09/2014