Lançamento do Livro “Os boêmios cívicos – A Assessoria econômico-política de Vargas (1951-54)”

Aconteceu no dia 24 de abril, no Museu da República, uma mesa-redonda para o lançamento do livro Os boêmios cívicos – A Assessoria econômico-política de Vargas (1951-54). O livro conta a história do grupo que Getúlio montou para estudar os problemas e pensar a modernização do país, quando do seu retorno à Presidência da República, em 1951.

Apelidados por Vargas de “boêmios cívicos” por passarem as madrugadas trabalhando no Palácio do Catete, esse grupo de jovens foi o idealizador das instituições e empresas públicas que consolidaram o Estado brasileiro moderno, tais como Petrobras, Eletrobras, CNPQ, BNDES, Banco do Nordeste, Capes, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia.

Participaram da mesa-redonda o professor de sociologia da USP, Gabriel Cohn; o presidente do Centro Internacional Celso Furtado, Roberto Saturnino Braga; o professor de Ciências Políticas da UFPE, Marcos Costa Lima; a jornalista e tradutora Rosa Freire d’Aguiar e o professor de Economia e Relações Internacionais da UFRGS, Pedro Cezar Dutra Fonseca.

Confira o vídeo do lançamento: