Em parceria com Brasiliana Fotográfica da BN, MR disponibiliza álbum “Escola de Aprendizes e Artífices de Alagoas”, de 1910

Já está disponível mais uma contribuição do Museu da República para o Portal Brasiliana Fotográfica, da Biblioteca Nacional: o artigo “Escola de Aprendizes e Artífices de Alagoas, registros de 1910”, que reúne 14 fotos de um álbum da Coleção Nilo Peçanha, do Arquivo Histórico e Institucional do museu.

As Escolas de Aprendizes e Artífices foram criadas durante o governo do presidente Nilo Peçanha, em 1909, para oferecer ensino primário e profissional a menores de idade pobres, com a finalidade de formá-los em operários e contramestres para a indústria. As fotos do álbum retratam cenas dos cinco primeiros meses de funcionamento da escola, com as crianças tendo aulas e participando de oficinas de marcenaria, funilaria, sapataria, entre outras.

O trabalho, organizado pelo cientista social Paulo Celso Corrêa, do Arquivo Institucional do Museu da República, pode ser conferido no link:

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=18379

 

Brasiliana_MR

_ _ _ _ _ _

Além deste, confira outros conteúdos do Portal Brasiliana produzidos pelo Museu da República nos últimos anos:

A aliança entre engenharia e fotografia para o desenvolvimento das ferrovias:
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=14387

A participação militar brasileira na I Guerra Mundial – Comissão Brasileira de Estudos, Operação de Guerra e Compra de Material (1918):
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=13297

A Exposição Nacional de 1908 na Coleção Família Passos:
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=11621

A Praça XV na coleção Família Passos:
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=11354

A reforma urbana do Rio de Janeiro na coleção Pereira Passos:
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=8414

Publicado em

Deixe seu comentário

COMETÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days