Museu da República apresenta II Jornada de Iniciação Científica com trabalhos produzidos por seus estagiários

publicado: 11/12/2018 10h18, última modificação: 17/12/2018 11h49

No dia 14 de dezembro, o Museu da República realiza a II Jornada de Iniciação Científica, em parceria com o Colégio Pedro II. O evento conta com a apresentação de trabalhos produzidos por alunos do Colégio Pedro II a partir do estágio de iniciação científica realizado ao longo de 2018 no Museu da República.

A  Jornada de Iniciação Científica do Museu da República é fruto de um convênio para seleção de estagiários firmado entre o museu e o Colégio Pedro II em 2015, que, por sua vez, nasce da parceria bem-sucedida entre as instituições no projeto Bastidores do Museu, que, desde 2013, promove visitas aos setores técnicos  do Museu da República a grupos de universitários e de alunos do Ensino Médio. A iniciativa tem o objetivo de aprofundar a experiência dos estudantes e de afirmar o Museu como espaço de construção de conhecimento.

Conforme explica Ana Paula Zaquieu, educadora do Museu, a ideia do estágio de iniciação científica é a de avançar para além da ideia da visita ao museu como complemento do ensino em sala de aula, e de propor uma imersão dos alunos no dia a dia da instituição. A Jornada de Iniciação Científica, por sua vez, permite aos alunos, ao final de cada ano letivo, apresentar uma síntese da experiência adquirida no decurso do estágio.

No Museu da República, os alunos têm a possibilidade de estagiar e desenvolver trabalhos com orientação dos profissionais das áreas de Educação, Arquivo, Pesquisa, Galeria do Lago, Biblioteca, Comunicação e Reserva Técnica. Desde seu início, o projeto tem angariado, a cada ano, mais alunos interessados. Em 2015, 4 alunos participaram; em 2016, 10 alunos; e, em 2017 e 2018, 13 alunos.

O Museu da República, ao proporcionar campo de pesquisa de iniciação científica, permite também ao estudante conhecer possibilidades profissionais para o futuro ingresso no mercado de trabalho. Há registros de estudantes que matricularam-se na universidade em carreiras nas quais foram orientados no Museu.

Além do Museu da República, instituições como Fiocruz, Petrobras e Museu Nacional da UFRJ possuem esse tipo de parceria com o Colégio Pedro II. Este ano, a II Jornada de Iniciação Cientifica contará também com as apresentações dos alunos do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, que também possui convênio com o Museu da República para seleção de estagiários.

II Jornada de Iniciação Científica – Museu da República + Colégio Pedro II
Endereço:  Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro

E-mail: mr@museus.gov.br
Data: 14 de dezembro de 2018