Setor de Educação promove ação com bordados durante a quarentena

publicado: 09/04/2020 14h45, última modificação: 09/04/2020 16h01

Palavra Bordada

No início era o Verbo. O que é o verbo, o que é a palavra? A palavra representa algo que somos, que sentimos ou pensamos. A palavra verbaliza e potencializa nossa expressão. E como tecer encontros com as palavras e através das palavras, sobretudo em tempos de isolamento social? Essa é a proposta do Setor de Educação do Museu da República: bordar palavras para tecer nossa rede de diálogos. Primeiramente, à distância. E, depois, quando novos tempos soprarem, tecermos juntos um grande painel coletivo, com as palavras bordadas por cada um(a).

O QUE É

O PROJETO PALAVRA BORDADA é uma ação educativa que tem como objetivo conceber um grupo cujos participantes, individualmente e em seus respectivos abrigos, criarão um bordado a partir da palavra ou expressão que mais a/o representa nesse momento. Para tanto, ao se inscrever nesse grupo, a/o participante terá acesso a aulas e orientações de bordado para conduzir o seu projeto. Em seguida, cada participante será convidado a registrar sua palavra bordada através de fotografia. Tais registros serão apresentados e divulgados nas redes sociais do Museu da República (Instagram e Facebook), como resultado da ação. Para finalizar, após o encerramento do isolamento social, todos serão convidados para um encontro presencial no Jardim do Museu da República a fim de tecer, em conjunto, um painel com as palavras bordadas individualmente, criando assim uma grande colcha de retalhos memorialística e contemporânea.

PARA QUEM

Qualquer pessoa interessada em artes e bordado. Não é preciso saber bordado, pois a técnica será ensinada desde o nível iniciante. Recomenda-se que a idade mínima seja 16 anos, por ser necessária a manipulação de agulha.

COMO

As orientações e aulas de bordado serão enviadas através de whatsapp (lista de transmissão).

QUANDO

Inscrição e informações: 13 a 17 de abril, através do email mr.educa@museus.gov.br
Aulas online: 20 de abril a 08 de maio
Registro dos trabalhos e compartilhamento nas redes: 11 a 18 de maio

Observações

1. As aulas e a comunicação serão online, através de whatsapp.
2. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
3. A/o participante deverá ter o seguinte material em casa:
● Tecido de cor clara (americano cru, algodão ou linho). Podem ser usadas peças como lenços ou toalhas que já existam em casa, ressignificando suas funções (mas é importante que sejam de material natural).
● Linha(s) de bordado (meada, clea, anne)
● Agulha compatível
● Tesoura de ponta fina, para arremate
● Lápis, papel e borracha