Programa de Memória Institucional (PMI/MR)

A partir da necessidade de organizar e sistematizar a documentação resultante dos seus mais de 50 anos de atividades é que foi criado o Programa de Memória Institucional do Museu da República. Coordenado pelo Arquivo Histórico e Institucional, o programa vem sendo desenvolvido desde 2010, através das seguintes atividades: pesquisa documental em outras instituições como Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e MHN (Museu Histórico Nacional); organização do acervo institucional; produção de registros documentais orais; e captação de acervos com funcionários e ex-funcionários.
Os registros orais dos diretores, funcionários e colaboradores, baseados nos métodos de história oral, teve início em 2014. A primeira sessão de depoimentos foi realizada com a Sra Ecyla Castanheira Brandão, uma das mais atuantes museólogas brasileiras e também a segunda diretora do MR, entre 1973 e 1977.
Todo o material produzido a partir da documentação impressa e das memórias orais dos entrevistados será disponibilizado para consulta de pesquisadores e estudantes, ampliando a visibilidade e o conhecimento da trajetória da instituição que preserva a memória do período republicano brasileiro.