Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

Acervo e Pesquisa

Arquivo Histórico e Institucional (AHI/MR)

O Arquivo Histórico e Institucional do Museu da República (AHI/MR) é composto por dois grandes conjuntos de documentos: o Arquivo Histórico composto por 29 coleções relacionadas a personagens ou acontecimentos que marcaram de alguma forma a história republicana brasileira; e o Arquivo Institucional com a documentação resultante da trajetória de funcionamento do Museu da República desde sua criação em 1960.
As consultas ao acervo do AHI/MR podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, entre 10h e 17h, sendo necessário agendamento prévio pelo email mr.arquivo@museus.gov.br
[Veja mais clicando aqui]

Voltar ao topo

Biblioteca

A Biblioteca do Museu da República abre às segundas, terças e quartas-feiras. As consultas ao acervo podem ser realizadas entre 14h e 17h30, mediante agendamento prévio com um mínimo de 24h de antecedência. Antes de agendar, é necessário que o pesquisador envie o assunto de interesse para o e-mail mr.biblioteca@museus.gov.br, para que possamos verificar se a Biblioteca possui ou não os itens solicitados.

A Biblioteca do Museu da República teve origem na estrutura administrativa do Museu Histórico Nacional. Seu acervo é constituído por livros, folhetos e periódicos vindos do acervo do próprio MHN, acrescido por doações de nomes expressivos da história republicana brasileira ao longo dos anos. A coleção, que hoje conta também com CDs e DVDs, está presente em bibliografias que disseminam assuntos como os da Igreja Positivista, Getúlio Vargas e Rio de Janeiro.
[Veja mais clicando aqui]
Voltar ao topo
Museologia

O Setor de Museologia do Museu da República- que inclui Reserva Técnica-, é a área que se dedica à preservação do acervo museológico através de medidas de conservação e documentação como forma de salvaguardar o patrimônio cultural presente sob a guarda do Museu. Suas principais funções são a perpetuação do patrimônio com intuito de promover e difundir o acervo, contribuindo para a comunicação entre este e a sociedade, bem como, mediar pesquisas internas e externas.

Voltar ao topo

Pesquisa

A atividade de pesquisa no Museu da República é realizada, de modo multidisciplinar, tendo como objetivo estudar, comunicar e desenvolver múltiplas reflexões sobre a vida social, a partir dos acervos museológicos, arquivísticos e bibliográficos que a instituição abriga e do edifício e jardins do Palácio do Catete, ele próprio um museu-casa. Coloca-se também o propósito de produzir conhecimento sobre o lugar e importância do Patrimônio na vida social brasileira e sobre as interseções que se estabelecem entre História e Memória.

Voltar ao topo