Que tal um pic-nic no jardim do museu? Desde que a grama dos jardins foi liberada para os visitantes, a relação da comunidade com o Museu da República mudou bastante. Com amplas áreas gramadas, o jardim é bastante convidativo para pic-nics, leituras, siestas e um bom papo.
Para os pic-nics, o Museu elaborou algumas regras de uso do espaço para um melhor aproveitamento de todos os visitantes. Não é necessário agendá-los, mas é preciso respeitar as seguintes regras:
Recomendamos o máximo de 15 participantes. Apesar dessa regra não ser muito rígida, é preciso dividir o espaço com os outros visitantes que também querem curtir o espaço.
É vedada utilização de mesas, cadeiras e demais suportes. Essa regra visa principalmente preservar a grama, pois objetos mais pesados podem estragá-la. Entretanto observamos algumas exceções para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
Não é permitida a comercialização de alimentos e bebidas. A venda de produtos só é permitida nos ambientes e eventos permissionados, como o café e as feiras.
Não é permitida a permanência de animais de estimação. Essa medida visa garantir a segurança de crianças pequenas e também os visitantes idosos do parque.
Não alimente os animais do parque. Isso afeta a saúde deles. Todas as aves e peixes já contam com uma equipe autorizada a fazer a alimentação adequada a eles.
Não é permitido pendurar objetos e enfeites nas árvores nem nos postes.
Não é permitido uso de fogo.
Jogos de bola e similares não são permitidos.
Bicicletas devem estacionar no bicicletário. Não é permitido deixá-las pelo jardim.
Evite música ou ruídos que possam incomodar os visitantes. Curta os shows no jardim e a seresta, quando houver.
Recolha seu lixo. Utilize as diversas liveiras distribuídas pelo parque.
O estacionamento é de uso exclusivo de funcionários a serviço do museu.
Os seguranças do Museu da República são orientados para intervir nas situações de descumprimento dessas regras.