O Museu da República e o Museu Casa de Benjamin Constant convidam para participarem da nova edição do Projeto Palavra Bordada.
O Projeto Palavra Bordada tem como objetivo apoiar pessoas no processo de autorreflexão através dos processos criativos (escrita, desenho, bordado) e, por extensão, por meio da partilha e da escuta de histórias pessoais e coletivas.
A palavra verbaliza e potencializa nossa expressão; bordar palavras é tecer nossa roda e nossa rede de apoio e de diálogos nos museus, conhecidos como espaços de memória e acolhimento cultural.
Como surgiu: o Projeto Palavra Bordada nasceu em 2020, em pleno período de isolamento social e, por conta disso, foi realizado à distância e online. Trata-se de uma ação educativa que tem como objetivo conceber um grupo cujos participantes se encontrarão para a criação de um bordado a partir da palavra ou expressão que mais representa neste momento. O resultado e os processos dessa edição foram além da expectativa, e por isso acabaram virando um livro, que pode ser visto aqui (https://museudarepublica.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Palavra-Bordada-2g_med.pdf)
Metodologia: os encontros serão semanais, às quintas-feiras,e acontecerão nos espaços do Museu da República e do Museu Casa de Benjamin Constant (Santa Teresa). Neste último, teremos oportunidade de conhecer um típico quarto de costura do século 19.
Inscrições: A participação no projeto é gratuita, mas cada participante deverá levar seu material e as vagas são limitadas.
Para tanto, ao se inscrever nesse grupo, a/o participante terá acesso a textos de referência sobre artes visuais e têxteis, mulheres na história das artes, bem como aulas e orientações de bordado para conduzir o seu projeto.
Em seguida, os bordados serão registrados através de fotografia. Tais registros serão apresentados e divulgados nas redes sociais do Museu da República (instagram e facebook), como resultado da ação.
Para finalizar, todos serão convidados para um encontro presencial no Jardim do Museu da República a fim de tecer, em conjunto, um painel com as palavras bordadas individualmente, criando assim uma grande colcha contemporânea de memórias. As participantes da primeira edição do projeto serão convidadas para a tessitura coletiva e museal, marcando nosso encerramento de projeto.
Para quem: qualquer pessoa interessada em artes e bordado. Não é preciso saber bordado, pois a técnica será ensinada desde o nível iniciante. Recomenda-se que a idade mínima seja 16 anos, por ser necessária a manipulação de agulha.
Cronograma:
- Inscrições online: 02 a 11 de outubro (ou até as vagas terminarem)
- Encontros: 19 e 26 de outubro (Museu Casa de Benjamin Constant); 09 e 16 de novembro (Museu da República), 14h-16h
Pré-requisitos:
- Ter mais de 16 anos de idade;
- Se comprometer a participar de todos os encontros nos dois museus;
- Ter acesso a celular para acompanhar as informações e os conteúdos do projeto;
- Providenciar o material individual que será usado no projeto, e que será informado no formulário de inscrição.
[ INSCRIÇÕES ENCERRADAS ]
