O dia 19 de abril é celebrado como o Dia dos Povos Indígenas, uma data dedicada à valorização das culturas, tradições e lutas dos povos originários. A data busca promover a conscientização sobre a importância da preservação dos seus direitos, territórios e modos de vida, além de reforçar o reconhecimento da diversidade e da contribuição dos povos indígenas para a formação da sociedade brasileira.
Em comemoração a esta data, o MR recebe entre os dias 26 e 27 de abril o projeto “Museus e Artes Nômades: difusão de culturas e expressões artísticas indígenas”, uma exposição museológica comunitária indígena. Trata-se de um projeto cultural idealizado e executado pelo Museu da Cultura Puri (organização cultural indígena do Rio de Janeiro), em parceria com o Centro Cultural Uchô Nhãmaruri Puri-Coroado (de São Fidélis/RJ), e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, composta por quatro pesquisadores da UFRRJ, dois educadores e artistas indígenas de etnia Puri, além de colaboradores bolsistas indígenas. O projeto conta também com a Funarte como co-realizadora.
Nos dias 3 e 4/5, será realizada a Feira de Povos Indígenas no Museu da República, pelo terceiro ano. O evento é uma grande feira de artesanato indígena, com 90 barracas padronizadas montadas nas aleias do jardim do MR, nas quais irão expor e vender seus artesanatos típicos mais de 450 expositores indígenas de dezenas de etnias vindos de todo o Brasil e da América do Sul.

(Maria Eduarda Afonso/Nucom/MR)