Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

MR apresenta a exposição  “Penélopes em Teia: Palavra Bordada – Vol. II”

publicado: 10/07/2025 15h16, última modificação: 10/07/2025 17h33
Oficina realizada em 2023, que resultou em livro e exposição. Foto: Christine Azzi/MR

Juntamente com a reabertura do Palácio do Catete aos visitantes, o Museu da República inaugura no dia 16 de julho a exposição “Penélopes em Teia: Palavra Bordada – Vol. II”, às 15h, no pátio interno do Museu da República. Fruto de uma ação educativa realizada em 2023, em parceria com o Museu Casa de Benjamin Constant, a mostra apresenta os bordados originais criados por mulheres reunidas em uma roda que entrelaça arte, memória e presença.

Inspirado na personagem mítica Penélope, da Odisseia de Homero — que tecia e destecia um manto enquanto esperava o retorno de Ulisses — o projeto evoca essa figura como símbolo da resistência estratégica, da criação contínua e da potência feminina que se manifesta na arte de bordar. Aqui, Penélope deixa de ser apenas símbolo de espera e passa a representar uma estratégia criativa, uma costura coletiva de saberes, desafios e narrativas.

Detalhe do trabalho de Sara Zacarias, presente no livro e na exposição. Foto: Henrique Carvalho/MR

Mais do que uma oficina, o projeto se constrói como um espaço de criação e acolhimento, coordenado por Christine Azzi, servidora do museu, e protagonizado por mulheres de diferentes trajetórias. São elas que dão forma e sentido à exposição – com mãos que bordam palavras, memórias e vivências.

“Penélopes em Teia” dá continuidade ao projeto iniciado durante a pandemia, quando bordadeiras de todo o Brasil se conectaram em encontros virtuais, resultando em um livro digital lançado em 2021. Em sua segunda edição, a experiência se renova presencialmente e culmina na publicação “Palavra Bordada – Vol. II”, com apresentação de Mario Chagas e Elaine Carrilho. Os dois volumes estão disponíveis para leitura e download gratuito aqui.

A exposição, instalada nos jardins do Museu da República, convida o público a percorrer os caminhos traçados por fios e palavras que expressam vivências femininas em múltiplas camadas: memória, angústia, desejo, escuta. Cada peça é uma narrativa única, tecida sob as diversas vozes que ecoam dos encontros realizados entre essas mulheres, e que remontam à ancestralidade dos atos de tecer, costurar e bordar.

“Penélopes em Teia: Palavra Bordada – Vol. II” é o testemunho da potência de mulheres quando se reúnem para criar, partilhar e transformar. Como Penélopes contemporâneas, elas bordam não para esperar, mas como formas ativas de estar no mundo, costurando emendas e camadas entre contos e pontos; escuta e partilha; arte e coragem.

Bordado de Alzira Salles, que integra a exposição. Foto: Henrique Carvalho/MR

“Penélopes em Teia: Palavra Bordada – Vol. II”
Inauguração dia 16/7, às 15h, no pátio interno do Museu da República.
Livro com os bordados disponível para download aqui.