Visitas Mediadas: orientações gerais

Em nossas mediações, oferecemos visitas educativas que se fundamentam numa visão de museu enquanto um espaço dialógico, de promoção da cidadania, da diversidade e da cultura. Para isso, partimos das três temporalidades que atravessam a casa: da sua construção, como casa senhorial de um Barão do café; como sede da República, ao longo de mais de 60 anos; e como museu, a partir de 1960. A partir dos detalhes do acabamento e da decoração dos salões, são exploradas as relações passado-presente, onde são discutidas as diferentes facetas do projeto Republicano em sua longa duração. Em função das restrições de acesso ao Palácio, disponibilizamos dois roteiros com diferentes objetivos, a partir dos espaços abertos ao público.

Entre memórias e silenciamentos: o Palácio em três tempos

O objetivo desse roteiro é discutir as contradições materializadas na relação entre o circuito de longa duração, composto, no momento, pelos quatro salões do térreo, os dois patamares da escada e a exposição temporária “Crônicas de uma Barbárie”, montada com base nas charges da coleção arquivística “Carlos Latuff”. Para isso, as narrativas partirão de alguns objetos dispostos ao longo do circuito, quando serão trabalhadas noções como Memória Oficial, Memória Nacional e Cidadania.

Ao longo do percurso, que começa na escada, discutiremos, de acordo com a faixa etária do grupo visitante,  os seguintes temas:

Circuito de longa duração:

  • Apresentação do prédio, com destaque para seu projeto arquitetônico;
  • A origem da riqueza do Barão de nova Friburgo, destacando a relação entre Império, café e o tráfico transatlântico;
  • A memória oficial e os símbolos republicanos
  • As relações entre passado e presente pensadas a partir do acervo exposto ao longo do circuito;

Exposição “Crônicas de uma barbárie”

  • Saúde e Memória como direitos e a atuação do museu como posto de vacinação durante a pandemia de Covid-19 (exposição temporária);
  • Os desdobramentos da atuação do Estado Brasileiro frente à pandemia de Covid-19 (exposição temporária);

Tempo médio de duração: 1h – 1h20

Visita Mediada “Café, desmatamento e poder: como chegamos até aqui?” – Primavera de Museus de 2025

(Indicado para alunos a partir do 9° ano)

Roteiro elaborado a partir do tema da Primavera de museus de 2025, “Museus e mudanças climáticas”, cujoobjetivo é pensaros desafios atuais impostos pela crise climática. Com base no conjunto escultórico “Meninos assassinos”, composto por cinco esculturas representando os continentes, instaladas no jardim, discutimos o processo de  desmatamento  como parte do projeto republicano. Ao longo do percurso, que começa na escada localizada no interior do Palácio e termina no jardim, discutiremos, de acordo com a faixa etária do grupo visitante, os seguintes temas:

  • Apresentação do prédio, com destaque para seu projeto arquitetônico;
  • Na sala dedicada à memória do prédio, abordaremos a origem da riqueza do seu primeiro proprietário, o Barão de Nova Friburgo. Questões abordadas: as relações  entre Império, café e tráfico de pessoas escravizadas, com ênfase no processo de ocupação do Vale do Paraíba e  do desmatamento da Mata Atlântica;
  • Na maquete tátil apresentaremos todo o complexo que compõe o Museu, com ênfase no projeto paisagístico do jardim
  • No Salão Ministerial, discutiremos o pensamento racial republicano e a relação do Estado brasileiro com povos tradicionais. Em específico, vamos abordar a memória de Getúlio Vargas e o projeto do seu governo de ocupação do território nacional.
  • Ao chegar ao jardim, abordaremos a relação cultura e natureza, inspirada no Imperialismo europeu e adotada pelo governo republicano. Para isso, faremos uma análise de cada uma das cinco esculturas, chamando atenção para a visão do Ocidente sobre cada continente e suas respectivas culturas.

Tempo médio de duração: 1h40

Organização dos grupos: Atendemos grupos com até 60 pessoas, que são organizados em subgrupos de até 20 pessoas. Nos casos de grupos de 60 pessoas, 2 grupos entram juntos até a escada, enquanto o terceiro grupo aguarda 20 minutos.