Instituto Brasileiro de Museus
Museu da RepúblicaPapel social dos museus na pandemia é debatido em mesa temática

No dia 24 de setembro, o Museu da República promoveu a mesa “Pandemia e Memória: o papel social dos museus”, como parte da programação da 19ª Primavera dos Museus. O encontro reuniu André Angulo, chefe do Núcleo de Acervos Museológicos e responsável pela organização do posto de vacinação no Museu da República; Luiz Alves Araújo Neto, historiador e pesquisador do Observatório História e Saúde (OHS) do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (Depes/COC/Fiocruz); Márcia Mattos, gestora em saúde pública e coordenadora da campanha de vacinação no museu; e Carlos Latuff, chargista com acervo doado à instituição e tema da exposição “Carlos Latuff: Crônicas de uma Barbárie”, em cartaz no Palácio do Catete e dedicada à pandemia de Covid-19.
Mediada por Ana Paula Zaquieu, a mesa teve início com a fala de André Angulo, que relatou sua trajetória no Museu da República durante a pandemia, destacando o processo que levou à transformação do espaço em um posto de vacinação contra a Covid-19. Em seguida, Márcia Mattos abordou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde e compartilhou sua experiência como coordenadora da campanha de vacinação no local.
Já as participações de Carlos Latuff e Luiz Alves Araújo Neto ressaltaram a importância de manter viva a memória histórica da pandemia, de modo a evitar qualquer apagamento desse período. Ao final, o público foi convidado a refletir, em um momento de perguntas, sobre como preservar o legado das pessoas que atuaram ativamente durante a pandemia e tiveram suas vidas profundamente impactadas por ela.
(Maria Eduarda Afonso/Nucom/MR)
O livro “Cuidando da Vida”, que relata a experiência da vacinação contra Covid-19 no Museu da República, está disponível para download aqui.