Na última quinta-feira (06/02), os funcionários terceirizados do Museu da República fizeram uma visita a exposição “Pretagonismos no Acervo do Museu Nacional de Belas Artes”, que está aberta para visitação no Espaço Cultural BNDES até o dia 14/02. Essa atividade faz parte do Programa Museu da República antirracista, coordenado pelo setor educativo. Esse programa possui um projeto associado chamado “Outras conexões”, que promove visitas técnicas ou não técnicas a espaços comunitários de memória ou exposições que questionem a colonialidade para troca de experiências.

A visita à exposição Pretagonismos foi mediada por dois educadores responsáveis, que dividiram os funcionários do MR em dois grupos e realizaram dinâmicas durante a visitação, garantindo diferentes abordagens. Em uma dessas dinâmicas, o grupo que foi acompanhado pela educadora Bruna foi dividido em quartetos e escolheu frases que estavam em um espaço da exposição e relacionaram tais frases com obras que estavam expostas, explicando para todo o grupo o por que da escolha.
Na exposição são destacadas as trajetórias de luta, resiliência, transgressão e heroísmo desses personagens negros numa sociedade que ainda hoje é atravessada pelo racismo. O objetivo da curadoria de “Pretagonismos” é que a experiência de visitação inspire, eduque e provoque o pensamento sobre o papel dos artistas negros na construção da nossa visualidade brasileira, mas também promova um diálogo necessário sobre raça, identidade e reparação histórica.

O Programa Museu da República Antirracista é um desdobramento do Programa “A República que o Palácio Não Mostra” e foi iniciado durante a programação da Semana Nacional de Museus de 2022. O objetivo é propor ações educativas e a produção de materiais pedagógicos, com base nas leis 10.639/03 e 11645/08, em parceria com outros espaços de memória, universidades e escolas públicas, que lancem novos olhares sobre a formação da república brasileira e os muitos sujeitos que a constituem. Durante esse projeto, os museus são vistos como espaços de formação integral e comprometidos com a diversidade de saberes.
Ao longo do projeto Outras Conexões, são oferecidos aos bolsistas, estagiários, servidores e funcionários do MR o contato com experiências museológicas e expositivas críticas. Além da exposição Pretagonismos, outros espaços já foram visitados, como por exemplo o Instituto Pretos Novos, Museu de Cultura e História Afro brasileira, IPEAFRO, exposição de Walter Firmo no CCBB e o Quilombo Camorim.

(Maria Eduarda Afonso/Nucom/MR)