Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

Imagens do Arquivo do MR registram a “Marcha para o Oeste” de Getúlio Vargas em 1940

publicado: 19/04/2025 18h18, última modificação: 19/04/2025 18h18

 

Em 19 de abril é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, denominação atual para o Dia do Índio. A adoção dessa data pelo Presidente da República, Getúlio Vargas, seguiu a recomendação feita pelo I Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940, para que os países americanos institucionalizassem políticas públicas sobre os direitos e segurança dos povos indígenas.   

Por casualidade, 19 de abril também é o dia do nascimento de Getúlio Vargas, que durante o Estado Novo (1937-1945) promoveu o programa “Marcha para o Oeste”, com o objetivo de desenvolver e povoar o interior do Brasil. O presidente realizou viagens às regiões norte e central e em agosto de 1940 conheceu a aldeia dos índios Karajás, na Ilha do Bananal (TO), sendo o primeiro presidente a visitar uma área indígena. 

As fotos dessa visita pertencem à Coleção Getúlio Vargas, acervo do Arquivo Histórico e Institucional do Museu da República. As imagens podem ser consultadas na base de dados do Arquivo, o Badarq .

As fotos também estão disponíveis no portal Brasiliana Fotográfica, uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles que busca favorecer o acesso e preservação de acervos fotográficos de diversas instituições parceiras. O Museu da República foi o primeiro museu a aderir à Brasiliana Fotográfica, disponibilizando imagens que contribuem para a pesquisa sobre a história republicana do país.