Confira a programação da 19ª Primavera dos Museus no MR

A partir do dia 22 de setembro, será iniciada a 19ª Primavera dos Museus, temporada cultural nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a proposta é reforçar o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente a esse que é um dos maiores desafios do nosso tempo. O Museu da República é uma das instituições participantes e conta com sete atividades em sua programação, que irão ocorrer de 22 a 26 de setembro. Confira abaixo a agenda do Museu durante essa semana: 

  • Outragem  

Outragem é um trabalho estético-clínico composto pela instauração no espaço dos objetos produzidos pela artista, pesquisadora e psicóloga Mariana Avillez. É um trabalho relacional e propositivo que faz um convite à presença de quem participa. Neste sentido, os objetos que compõem o trabalho são tocados e manuseados ofertando uma sensorialidade tátil, auditiva e também visual. A sessão aberta de Outragem será conduzida pela artista-clínica e abertas ao público visitante. 

22/09 a 26/09 , 12 às 17h  

Local: Sala 1 (Espaço Educação) 

  • I Encontro de Arquivos de Museus 

A proposta desse encontro é incentivar a reflexão e diálogo sobre esses espaços de guarda e memória tão particulares e pouco notados: os Arquivos de Museus. Durante esse encontro, será discutido o papel muitas vezes invisibilizado de profissionais que organizam e dão sentido a importantes conjuntos documentais, promovendo um aprofundamento dessas questões, trocas de experiências entre profissionais e a construção de redes na Arquivologia. 

23/09, 10 às 17h  

Local: Sala 3 (Cineclube Silvio Tendler) 

  • Pandemia e Memória: o papel social dos Museus 

A mesa-redonda “Pandemia e Memória: o papel social dos Museus” tem como objetivos apresentar relatos sobre a experiência do Museu da República enquanto posto de vacinação e debater sobre o período da pandemia da Covid-19 e seus efeitos para a sociedade. Também vai dialogar sobre a importância da preservação dos registros orais, visuais, sonoros e escritos enquanto fontes de pesquisa para a história e memória desse evento. 

24/09, 15 às 17h  

Local: Sala 3 (Cineclube Silvio Tendler) 

  • Exibição de filme – Africanidade, Antirracismo e Ancestralidade: três visões 

Serão exibidos três vídeos produzidos em ambientes escolares, com ampla participação de estudantes. Todos versam sobre questões como antirracismo, afrodescendência, ancestralidade e cultura afro-brasileira, revelando o cotidiano desses estudantes no ambiente escolar ou familiar. São eles: “A Cor da Pele importa?”, Escola: GET Grécia e GET Prof. Ary Quintella; “O que queremos dessa travessia?”, Escola: CIEP Brizolão 032 Cora Coralina; “Uma menina, Duas Mulheres e Muitas Histórias”, Escola: Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho. 

24/09, 13 às 15h  

Local: Sala 2 (Auditório Apolônio de Carvalho) 

  • Escritas de Si na República: um olhar sobre diários, cartas e memórias 

O Museu da República, em parceria com o Museu Casa de Benjamin Constant, realiza uma mesa redonda dedicada às práticas de escrita (auto)biográfica no Brasil republicano, reunindo pesquisadores das duas instituições. O encontro tem como objetivo ampliar o olhar sobre diferentes formas de registro íntimo e memorialístico que, ao lado das narrativas oficiais, ajudam a compreender a construção da história pública e coletiva, bem como investigar a escrita de si como prática social dos diferentes sujeitos da sociedade à época. 

25/09, 14 às 17h  

Local: Sala 2 (Auditório Apolônio de Carvalho) 

  • Visita mediada: Café, desmatamento e poder: como chegamos até aqui?  

Durante a mediação, o público será convidado a refletir sobre os desafios impostos pelas mudanças climáticas a partir de 4 esculturas instaladas no jardim histórico, chamadas “Meninos assassinos”. O Palácio do Catete será apresentado enquanto uma casa senhorial construída pelo barão Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto. Será abordado, também, o impacto ambiental do plantio do café na região do Vale do Paraíba, onde estavam localizadas nas fazendas do barão, já no século XIX.   

25/09 a 26/09 , 15 às 17h  

Local: Palácio do Catete 

  • Diálogos Urbanos: o bairro do Catete  

O seminário “Diálogos Urbanos: o bairro do Catete”, a ser realizado no Museu da República, em 26 de setembro de 202, com organização do grupo Preserva Catete, ACLAMA e Museu da República, reunirá moradores, comerciantes, órgãos públicos, instituições de ensino e entidades da sociedade civil para debater soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida no bairro e seu entorno. A programação inclui apresentação de projetos acadêmicos, painéis com especialistas e gestores públicos, e construção coletiva de propostas para subsidiar políticas públicas e iniciativas comunitárias. 

26/09, 9 às 19h  

Local: Sala 2 (Auditório Apolônio de Carvalho)