Instituto Brasileiro de Museus
Museu da RepúblicaVídeos de estudantes da rede pública são exibidos no MR
Como parte da programação da 19ª Primavera dos Museus, o Museu da República sediou o evento “Africanidade, Antirracismo e Ancestralidade – três visões”. Durante a programação, foram exibidos três curta metragens produzidos por estudantes em ambientes escolares, fundamentado nas leis 11.639/03 e 11.645/08. Desenvolvendo temas como antirracismo, afrodescendência, ancestralidade e cultura afro-brasileira, as produções foram exibidas no dia 24/09, na Sala Silvio Tendler. Com ampla participação de estudantes, os trabalhos retratam o cotidiano de estudantes da Educação Básica no ambiente escolar ou familiar. São eles:
“A Cor da Pele importa?”, Escola: GET Grécia e GET Prof. Ary Quintella; produção: Produção: Profa Lídia de Araujo Santos
“O que queremos dessa travessia?”, Escola: ClEP Brizolão 032 Cora Coralina; Produção: profa. Bruna Almeida
“Uma menina, Duas Mulheres e Muitas Histórias”; Escola: Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho; Produção: Cristina Santos Cristina Santos, Cláudia Gomes Cruz, Antônio Carlos de Oliveira
A exibição destes curtas foi seguida por uma roda de conversa com a participação das produtoras, mediadas pelo prof. Wolney Malafaia (CPII) e Ana Paula Zaquieu (Núcleo de Educação (MR). Após essa roda de conversa e a exibição dos vídeos, os alunos da Escola GET Grécia participarão de uma visita mediada no Palácio do Catete.
O curta metragem “A cor da pele importa?”, pode ser acessado aqui
O vídeo “O que queremos dessa travessia?”, exibido durante o evento “Africanidade, Antirracismo e Ancestralidade – três visões”, pode ser acessado aqui.
“Uma menina, Duas Mulheres e Muitas Histórias”, da escola Espaço de Desenvolvimento Infantil Brício Filho, pode ser visto aqui.

