Museu da República recebe 5º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Rio de Janeiro – “Corpos e Territórios: Arte em Disputa”

publicado: 17/10/2018 17h34, última modificação: 09/11/2018 16h23

De 23 de outubro a 4 de novembro, no Museu da República, ocorre o 5º encontro de pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Rio de Janeiro, que abarca conferências, palestras e comunicações acerca do tema “Corpos e Territórios: Arte em Disputa”.

Diante do cenário de controvérsias em torno de recentes exposições artísticas, que acendem clivagens na sociedade, o 5º Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro tem como proposta o tema “Corpos e territórios: arte em disputa”, buscando articular os acontecimentos recentes no contexto das artes visuais a partir das seguintes propostas: “Arte em disputa: recepção e processos de visualidade”; “Arte em disputa: meios e institucionalização”; “Arte em disputa: estratégias e processos poéticos”; e “Arte em disputa: educação”.

​Sobressaem as indagações: quando as artes visuais perdem, em sua concepção prática e teórica, a autonomia frente a determinados setores da sociedade? Como articular novas formas de pensamento e regimes de visualidade? Como receber e perceber os novos corpos? Como devem se posicionar as instituições artísticas? Os gestores dos espaços culturais? E a censura, como combatê-la? Ao considerar a educação um território em disputa e que a Arte, como disciplina na educação básica, possui um lugar valioso para articular transformações, como garantir que este espaço se consolide? Qual papel as instituições de Ensino Superior devem executar para que esta disputa seja possível para a Arte na educação básica? Qual o papel dos Programas de Pós-Graduação em Artes nesta disputa? Como um Encontro de programas de pós-graduação em Artes pode exercitar e experimentar seus corpos e territórios em disputa?

Serviços:

Programação completa no site do Arte em Disputa.

Local: Museu da República. Rua do Catete, nº 153, Catete – Rio de Janeiro, RJ

Data: 23 de outubro a 26 de outubro, das 13h às 20h30 (conferências, palestras e comunicações)

23 de outubro a 04 de novembro, das 10h às 17h (exposição)

Mais informações: 5encontroppgartesrj@gmail.com.