Horários de visitação do Museu da República

Palácio do Catete e o jardim estão abertos à visitação; confira horários e regras.

publicado: 05/11/2020 18h17, última modificação: 22/09/2023 15h19

JARDIM

O jardim histórico do Museu da República foi reaberto à visitação pública em maio de 2021, e está aberto DIARIAMENTE de 8 às 18h, com entrada gratuita.

Fotos e filmagens: frequentemente recebemos pedidos de autorização para fotos, filmagens e piqueniques nos jardins. Os visitantes são autorizados a fazer fotos e filmagens simples, sem necessidade de aviso prévio. Ensaios temáticos e trabalhos profissionais devem ser previamente agendados com a Assessoria de Comunicação do museu pelo email mr.comunicacao@museus.gov.br, e está prevista uma taxa de uso a ser paga via GRU. Mais detalhes sobre estes valores podem ser conferidos aqui.

Piqueniques: os piqueniques são autorizados gratuitamente, sem necessidade de aviso prévio. Mas devem ser observadas algumas restrições:

• não fazemos reserva de espaço para piqueniques;
  • não são autorizados o uso de qualquer tipo de mobiliário e decoração particulares nos jardins;
  • cadeiras na grama só são autorizadas no caso de visitantes com limitação motora ou idade avançada;
  • não é permitido uso de som mecânico;
  • sugerimos um limite ideal de 10 pessoas, para que todos possam usufruir o espaço do jardim.
  • todo o lixo deve ser recolhido ao fim do encontro.
  • pedimos que não alimente as aves no jardim, que já são alimentadas pelo grupo Abraça Aves.

Animais de estimação: Para maior segurança de idosos, crianças pequenas e da fauna do jardim, não é permitida a entrada de animais de estimação no jardim, salvo casos previstos em lei (cão guia e apoio emocional).

Parquinho infantil: reaberto em maio de 2022, com novos brinquedos, todos gratuitos.

PALÁCIO DO CATETE

O Palácio do Catete está aberto à visitação pública. A entrada é temporariamente gratuita para todos os públicos.

Horários: os horários de visitação do Palácio são de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 11h às 17h.

Visitas agendadas: Grupos com visitas agendadas têm prioridade no acesso ao museu. As visitas podem ser agendadas em dias úteis, de hora em hora, entre 10h e 15h; e finais de semana e feriados, entre 11h e 15h. Não há restrições no número de pessoas por agendamento. Os agendamentos deverão ser feitos através do e-mail: mr.educa@museus.gov.br. Para grupos com menos de dez pessoas não é necessário agendamento.

Visitas mediadas: as visitas mediadas estão temporariamente indisponíveis.

Fotos e filmagens: São permitidas fotos sem flash dos visitantes. Filmagens jornalísticas, documentais e de ficção devem ser solicitadas à Assessoria de Comunicação, pelo email mr.comunicacao@museus.gov.br, estando sujeitas a análise da direção. Pedidos de ensaios e filmagens particulares e publicitárias também devem ser encaminhados a este e-mail. Mais detalhes sobre os termos e condições podem ser conferidos aqui.