Publicações

Artigos

artigo no meio do caminho tinha um museu No meio do caminho tinha um museu
Produzido com alunos do Colégio Pedro II.
Postagem em fevereiro de 2017

Projetos

Projeto pró-memória da constituinte Projeto pró-memória da constituinte
Produzido por Elizabeth Süssekind
junho de 2017

Virtuais

Revistas do Aluno Revistas do Aluno
Publicações para estudantes / série infantil, com três publicações: Palácio do Catete – Arte e História, A República no Palácio do Catete e Jardim do Museu da República – Patrimônio Histórico e Ambiental.
Revistas do Professor Revistas do Professor
Revista do Professor / cinco publicações, com diferentes temas interligados à República e ao Museu.

Impressas

d O Museu da República (2011), 359 p.
Org. Banco Safra
Em 1982, o Banco Safra deu início às já famosas publicações sobre museus brasileiros. A 30ª. edição da série coube ao Museu da República, por ocasião das comemorações de seus 50 anos de existência em 2010. Foram contemplados o Palácio-Museu, a Casa-Museu e a Casa Histórica, assim como seus diversos acervos relacionados à história da nossa república.
d Ciclo Cidadania em Debate (2009), 372 p.
Org. Maria Helena Versiani, Ira Maciel, Núbia Melhem Santos
Realizado entre março e outubro de 2009, o Ciclo abordou temas sobre a mulher, índio, segurança pública, saúde, educação por meio de diversas palestras proferidas por especialistas e publicadas neste catálogo.
d Conhecendo o Museu da República48 p.
Getting acquainted with the Museum of the Republic
Org. Museu da República
Guia bilíngue do Museu, cujo texto remonta ao Palácio Nova Friburgo, passando pelo período transicional para receber a presidência e a instalação desta posteriormente; a criação do Museu após a mudança da capital para Brasília em 1960 e, finalmente, a descrição de suas dependências atuais.
d Memória e Justiça (2009), 186 p.
Org. Elizabeth Sussekind
Palestras do seminário internacional Memória e Justiça, em comemoração aos 20 anos da Constituição de 1988. Os autores da coletânea abordam questões relacionadas à justiça, direitos humanos, desaparecimento de pessoas, anistia, direito à memória e à verdade, tribunais internacionais e comissão de verdade.
d A Voz e a Letra do Cidadão (2009), 131 p.
Org, Maria Helena Versiani, Núbia Melhem Santos
O tema Cidadania permeou a exposição “Constituição de 1988: a voz e a letra do cidadão”, ocorrida no Museu da República em 2008-2009. Os textos da coletânea, refletindo as opiniões dos visitantes da exposição, são divididos em grandes assuntos, como educação, segurança, reforma política, meio ambiente, saúde etc.
d A Res publica Brasileira (2010), 179 p.
Org. Maria Helena Versiani
Na exposição de longa duração que leva o mesmo nome do catálogo, o Museu da República expôs vários objetos da história republicana brasileira por meio de seus acervos bibliográfico, arquivístico e museológico. A publicação conta com reflexões de nove historiadores para os módulos A República e Seus Símbolos (Manoel Salgado e Paulo Knauss); República Proclamada, 1889-1898 (Lincoln Penna); República Oligárquica, 1898-1930 (Surama Pinto); República Nacional-Estatista, 1930-1945 (Marieta Ferreira e Carlos Sarmento); República Liberal-Democrática, 1945-1964 (Jorge Ferreira); República da Ditadura, 1964-1985 (Daniel Reis); e República Cidadã, 1985- … (Américo Freire).