Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

Horários de visitação do Museu da República

Palácio do Catete e o jardim estão abertos à visitação; confira horários e regras.

publicado: 05/11/2020 18h17, última modificação: 25/07/2022 11h04

JARDIM

O jardim histórico do Museu da República foi reaberto à visitação pública em maio de 2021, e está aberto DIARIAMENTE de 8 às 18h, com entrada gratuita.

Fotos e filmagens: frequentemente recebemos pedidos de autorização para fotos, filmagens e piqueniques nos jardins. Os visitantes são autorizados a fazer fotos e filmagens simples, sem necessidade de aviso prévio. Ensaios temáticos e trabalhos profissionais devem ser previamente agendados com a assessoria de comunicação do museu pelo email mr.comunicacao@museus.gov.br, estando sujeitos a análise.

Piqueniques: os piqueniques são autorizados, mas sugerimos um limite de 10 pessoas, para que todos possam usufruir o espaço do jardim. Não são autorizados qualquer tipo de mobiliário e decoração particulares nos jardins. Cadeiras de praia só são autorizadas no caso de visitantes com limitação motora ou idade avançada.

Animais de estimação: Para maior segurança de idosos, crianças pequenas e da fauna do jardim, não é permitida a entrada de animais de estimação no jardim, salvo casos previstos em lei (cão guia e apoio emocional).

Parquinho infantil: reaberto em maio de 2022, com novos brinquedos, todos gratuitos.

PALÁCIO DO CATETE

O Palácio do Catete foi reaberto à visitação pública em 15/11/2021. Até o fim de 2022, a entrada será gratuita para todos os públicos.

Horários: os horários de visitação do Palácio são de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 11h às 17h.

Visitas agendadas: Grupos com visitas agendadas têm prioridade no acesso ao museu. As visitas podem ser agendadas em dias úteis, de hora em hora, entre 10h e 15h; e finais de semana e feriados, entre 11h e 15h. Não há restrições no número de pessoas por agendamento. Os agendamentos deverão ser feitos através do e-mail: mr.educa@museus.gov.br. Para grupos com menos de dez pessoas não é necessário agendamento.

Visitas mediadas: as visitas mediadas estão temporariamente indisponíveis.

Fotos e filmagens: São permitidas fotos sem flash dos visitantes. Não são autorizados ensaios fotográficos no interior do Palácio. Filmagens jornalísticas, documentais e de ficção devem ser solicitadas à Assessoria de Comunicação e Cultura, pelo email mr.comunicacao@museus.gov.br, estando sujeitas a análise da direção.