Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

Confira os horários e regras para visitação no jardim e no Palácio do Catete, que reabre parcialmente ao público no dia 16/7

Previsão de reabertura do Palácio do Catete é em maio de 2025.

publicado: 05/11/2020 18h17, última modificação: 10/07/2025 15h26

O Palácio do Catete será reaberto à visitação a partir do próximo dia 16 de julho. Fechado desde fevereiro deste ano para prospecções em sua estrutura, a reabertura será temporariamente restrita ao andar térreo, para garantir a segurança de funcionários, visitantes e acervo. Durante a prospecção, as empresas responsáveis recomendaram o fechamento parcial, em razão de comprometimentos identificados em partes dos pisos do segundo e terceiro andares. Desta forma, apenas o primeiro andar do edifício estará acessível à visitação.

A reabertura parcial marca o início de uma nova fase no processo de recuperação do museu, que continuará monitorando sua estrutura para garantir a segurança de visitantes e colaboradores. A área reaberta inclui o Salão Ministerial, o hall de entrada e a escadaria principal.

Um dos espaços de maior interesse dos visitantes, o “Quarto de Getúlio”, no terceiro pavimento, ficará temporariamente indisponível para visitação. Entretanto, alguns itens relacionados ao ex-presidente estarão disponíveis no térreo, como a máscara mortuária e o pijama utilizado por Vargas no dramático momento do suicídio.

Horários de visitação

Os horários de visitação no Palácio do Catete terão alterações: o Palácio estará aberto de quarta a domingo, com entrada permitida das 11h às 17h, com entrada até 16h30. Estes horários valem também para a Galeria do Lago, situada no jardim.

JARDIM

O jardim histórico do Museu da República está aberto DIARIAMENTE de 8 às 18h, com entrada gratuita.

Fotos e filmagens: frequentemente recebemos pedidos de autorização para fotos, filmagens e piqueniques nos jardins. Os visitantes são autorizados a fazer fotos e filmagens simples, sem necessidade de aviso prévio. Ensaios temáticos e trabalhos profissionais devem ser previamente agendados com a Assessoria de Comunicação do museu pelo email mr.comunicacao@museus.gov.br, e está prevista uma taxa de uso a ser paga via GRU. Mais detalhes sobre estes valores podem ser conferidos aqui.

Piqueniques: os piqueniques são autorizados gratuitamente, sem necessidade de aviso prévio. Mas devem ser observadas algumas restrições:

  • não fazemos reserva de espaço para piqueniques;
  • não são autorizados o uso de qualquer tipo de mobiliário e decoração particulares nos jardins;
  • cadeiras na grama só são autorizadas no caso de visitantes com limitação motora ou idade avançada;
  • não é permitido uso de som mecânico;
  • o limite é de 12 pessoas, para que todos possam usufruir o espaço do jardim.
  • todo o lixo deve ser recolhido ao fim do encontro.
  • pedimos que não alimente as aves no jardim.

Animais de estimação: Para maior segurança de idosos, crianças pequenas e da fauna do jardim, não é permitida a entrada de animais de estimação no jardim, salvo casos previstos em lei (cão guia e apoio emocional).

Parquinho infantil: espaço reservado para crianças até 10 anos, com brinquedos gratuitos.

Aulas de ioga e afins: A prática de ioga e atividades similares, mediante cobrança de participação, embora reconhecidamente benéfica à saúde e ao bem-estar, pode se enquadrar como atividade comercial e, nestes casos, não poderão mais ser realizadas no jardim do museu. Serão autorizadas práticas individuais, sem caráter comercial.

GALERIA DO LAGO

A Galeria do Lago fica aberta de quarta a domingo, de 11h às 17h. Atualmente, apresenta a exposição “Do Chão Que Piso”, com fotografias de Jaime Acioli e curadoria de Isabel Portella.