Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

Horários de visitação do Museu da República

Palácio do Catete e o jardim estão abertos à visitação; confira horários e regras.

publicado: 05/11/2020 18h17, última modificação: 13/05/2022 12h31

JARDIM

O jardim histórico do Museu da República foi reaberto à visitação pública em maio de 2021, e está aberto DIARIAMENTE de 8 às 17h, com entrada gratuita. ATENÇÃO: os jardins ficam abertos até as 18h até o fim de fevereiro de 2022.

Fotos e filmagens: frequentemente recebemos pedidos de autorização para fotos, filmagens e piqueniques nos jardins. Os visitantes são autorizados a fazer fotos e filmagens simples, sem necessidade de aviso prévio. Ensaios temáticos e trabalhos profissionais devem ser previamente agendados com a assessoria de comunicação do museu pelo email mr.comunicacao@museus.gov.br, estando sujeitos a análise.

Piqueniques: os piqueniques são autorizados, mas sugerimos um limite de 6 pessoas, para que todos possam usufruir o espaço do jardim. Não são autorizados qualquer tipo de mobiliário e decoração particulares nos jardins. Cadeiras de praia são autorizadas no caso de visitantes com limitação motora ou idade avançada.

Animais de estimação: Para maior segurança de idosos, crianças pequenas e da fauna do jardim, não é permitida a entrada de animais de estimação no jardim.

Parquinho infantil: temporariamente em manutenção, com acesso restrito. Estamos em busca de recursos para reformar e liberar este importante espaço para as crianças.

PALÁCIO DO CATETE

O Palácio do Catete estará reaberto à visitação pública a partir de 15/11/2021. Até o fim de 2021, a entrada será gratuita para todos os públicos.

Horários: os horários de visitação do Palácio são de terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 11h às 17h.

Visitas agendadas: Grupos com visitas agendadas têm prioridade no acesso ao museu. As visitas podem ser agendadas em dias úteis, às 10h, 13h e 15h; e finais de semana e feriados, às 11h, 13h e 15h, para grupos a partir de 10 e no máximo 30 pessoas. Para menos de 10 pessoas não é necessário agendar. É necessária a apresentação do passaporte de vacinação, conforme decreto municipal de dezembro de 2021, e só será permitida a entrada com máscara. Os agendamentos deverão ser feitos através do e-mail: mr.educa@museus.gov.br. Para grupos com menos de dez pessoas não é necessário agendamento.

Agendamento de visitas de grupos: Grupos com visitas agendadas têm prioridade no acesso ao museu. As visitas podem ser agendadas em dias úteis, às 10h, 13h e 15h; e finais de semana e feriados, às 11h, 13h e 15h, para grupos a partir de 10 e no máximo 30 pessoas. Para menos de 10 pessoas não é necessário agendar. É necessária a apresentação do passaporte de vacinação, conforme decreto municipal de dezembro de 2021, e só será permitida a entrada com máscara. Os agendamentos deverão ser feitos através do e-mail: mr.educa@museus.gov.br. Para grupos com menos de dez pessoas não é necessário agendamento.

Visitas mediadas: as visitas mediadas estão temporariamente indisponíveis.

Fotos e filmagens: São permitidas fotos sem flash dos visitantes. Não são autorizados ensaios fotográficos no interior do Palácio. Filmagens jornalísticas, documentais e de ficção devem ser solicitadas à Assessoria de Comunicação e Cultura, estando sujeitas a análise da direção.