Instituto Brasileiro de Museu

Museu da República

“Somos Museus” passa pelo MR e destaca o acervo Nosso Sagrado

publicado: 21/03/2025 17h05, última modificação: 26/03/2025 15h17
Foto: Divulgação

Neste Dia 21 de Março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, registramos os bastidores das filmagens da série documental “Somos Museus”, realizadas ontem (20), no Museu da República. O episódio sobre o museu vai destacar o Acervo Nosso Sagrado e sua importância na luta contra o racismo religioso. Desde 2023, no Brasil também se celebra nesta data o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.  

Representando o grupo de gestão compartilhada do acervo, Pai Thiago Azeredo e o Iyawô de Oxóssi Teobaldo falaram sobre a importância da gestão compartilhada na condução dos trabalhos com o Nosso Sagrado. A gestão compartilhada começa em 2018, antes da chegada dos objetos ao Museu da República, em 2020. A partir do momento em que a equipe técnica do museu compreende suas lacunas de conhecimentos necessários para decidir sobre as práticas museológicas com objetos sagrados, foi se construindo um diálogo com as lideranças religiosas, verdadeiras detentoras do Nosso Sagrado. Do mesmo modo, a reparação de justiça e o combate ao racismo religioso passa pelo aprimoramento das ações administrativas e institucionais para a preservação e divulgação do acervo. A equipe ouviu também o procurador Julio Araújo, que atuou na autorização da transferência do acervo para o Museu da Polícia para o Museu da República, em 2020.

A série documental “Somos Museus” é produzida em parceria pela Hungry Man com a Fundação Roberto Marinho e deve ir ao ar em 2026. Contará com 13 episódios de 26 minutos. Cada episódio abordará temas como regeneração, memória, inovação, coexistência, território, ação, ancestralidade, entre outros. Entre os entrevistados estão profissionais como curadores, artistas, acadêmicos, museólogos e membros ativos das comunidades locais.  Os participantes são cerca de 60 museus de todas as regiões brasileiras, e também personalidades referenciais em diversos temas como Arnaldo Antunes , Cristine Takua, Grada Kilomba, Daiara Tukano, Ailton Krenak , Angela Mascelani,, Allemberg Quindins, José Eduardo Ferreira Santos, Fabio Scarano, Rita Von Hunty, Paula Azevedo, Karen Worcman, Beatriz Lemos, Lilia Schwarcz, Marília Bonas , Fiorella Bugatti, Daniela Thomas,. Paulo Miyada , Linn da Quebrada,  Renata Bittencourt , Marcelo Dantas, Niede Guidon , Ana Toni , Gliceria Tupinambá e muitos outros.