Uma parceria entre o Museu da República e o Jardim Botânico

publicado: 14/11/2023 19h48, última modificação: 16/11/2023 12h43

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está desenvolvendo uma pesquisa de iniciação científica no jardim do Museu da República. Intitulada “Composição de epífitas vasculares no Jardim do Palácio do Catete, Museu da República, Rio de Janeiro”, a pesquisa irá documentar as plantas epífitas que vivem e realizam seu ciclo biológico sobre diferentes espécies de árvores do Jardim Histórico do Museu da República.

Rhipsalis lindbergiana, popularmente conhecida como cacto-macarrão, uma das espécies de epífitas do jardim do Museu da República

As plantas epífitas são muitas vezes confundidas com plantas parasitas, mas, na verdade, não retiram da planta suporte nenhuma seiva. As principais epífitas são as samambaias, orquídeas, bromélias e cactáceas.

Essa pesquisa produzirá informações sobre essas plantas e sua importância biológica no ambiente de um jardim histórico centenário, contribuindo para um melhor conhecimento da flora brasileira. Além disso, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro fornecerá importantes subsídios para o Museu da República, em especial sua equipe de jardinagem.

A pesquisa será realizada entre setembro de 2023 a agosto de 2024 com coordenação dos botânicos Ariane Peixoto e Diego Gonzaga, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e apoio de Lucas Marcicano, aluno do curso de Ciências Biológicas da UNIRIO, que frequentará o jardim do Museu da República para observações e coleta de informações e amostras.

Lucas Marcicano, estudante de Ciências Biológicas da UNIRIO