Setor de Educação abre inscrições para o novo projeto “A reinvenção da infância: criando brinquedos e histórias”

reinvencao infancia 01

Viver a experiência da infância em tempos de profundas transformações sociais tem se transformado em um grande desafio para as crianças e seus responsáveis – mães, pais, avós, avôs e familiares. É justamente em momentos de crise que a arte e as narrativas se fazem essenciais como formas de acessar o imaginário e recriar a leitura de mundo.

O interesse pelos brinquedos e pelas narrativas permeou a trajetória da humanidade, sobretudo nas comunidades do campo e nos povos originários: a roda de histórias e a interação entre adultos e crianças faziam parte do cotidiano. Na tradição de alguns povos africanos a palavra oral tem tanta potência que os contadores de histórias, conhecidos como griôs, são guardiões sagrados da ancestralidade. No entanto, com o avanço da modernidade, da industrialização e a aceleração do tempo tais vínculos foram se esmaecendo.

Assim, o projeto “A reinvenção da infância” é uma ação educativa cujo objetivo é produzir um espaço para que tais vínculos sejam (re)criados, através da leitura de textos e da criação de brinquedos artesanais. Vamos conversar sobre narrativas, griôs e o sentido do imaginário na infância. Em seguida, todos serão convidados a construir seus brinquedos e histórias, registrando o processo de criação. Os registros serão divulgados nas redes do Museu da República.

A REINVENÇÃO DA INFÂNCIA: CRIANDO BRINQUEDOS E HISTÓRIAS

O que é: tem como objetivo conceber um grupo no qual as/os participantes, crianças e responsáveis criarão, um brinquedo e uma narrativa a partir da leitura e das reflexões propostas. Dessa forma, os adultos se tornarão também mediadores entre crianças, museu e imaginário. Para tanto, ao se inscrever nesse grupo, a/o participante terá acesso a aulas, textos e orientações para conduzir o projeto.

Para quem: responsáveis por crianças de até 9 (nove) anos de idade. Não é preciso conhecimento prévio sobre desenho, bordado ou costura, pois as técnicas serão ensinadas de forma básica para a confecção dos projetos propostos.

Como: conversas, orientações e aulas serão realizadas através de whatsapp (grupo do projeto) e aplicativo de videoconferência.

Inscrição e informações: 23 a 29 de junho, através do email mr.educa@museus.gov.br

Debates e aulas online: 01 de julho a 17 de julho

Conclusão e registro dos trabalhos (brinquedos e narrativas) dos trabalhos: 20 a 28 de julho

Observações:

1. As aulas e a comunicação serão online, através de whatsapp e aplicativo de videoconferência em horários a ser definidos.

2. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

3. A/o participante deverá ter o seguinte material em casa:

• Tecido de americano cru ou algodão de cor clara.
  • Linha(s) de bordado (meada, clea, anne) de cores variadas.
  • Agulha compatível
  • Tesoura de tecido
  • Lápis, papel, régua e borracha
  • Cartolina e/ou papel kraft