Setor de Educação abre inscrições para o novo projeto “A reinvenção da infância: criando brinquedos e histórias”

reinvencao infancia 01

Viver a experiência da infância em tempos de profundas transformações sociais tem se transformado em um grande desafio para as crianças e seus responsáveis – mães, pais, avós, avôs e familiares. É justamente em momentos de crise que a arte e as narrativas se fazem essenciais como formas de acessar o imaginário e recriar a leitura de mundo.

O interesse pelos brinquedos e pelas narrativas permeou a trajetória da humanidade, sobretudo nas comunidades do campo e nos povos originários: a roda de histórias e a interação entre adultos e crianças faziam parte do cotidiano. Na tradição de alguns povos africanos a palavra oral tem tanta potência que os contadores de histórias, conhecidos como griôs, são guardiões sagrados da ancestralidade. No entanto, com o avanço da modernidade, da industrialização e a aceleração do tempo tais vínculos foram se esmaecendo.

Assim, o projeto “A reinvenção da infância” é uma ação educativa cujo objetivo é produzir um espaço para que tais vínculos sejam (re)criados, através da leitura de textos e da criação de brinquedos artesanais. Vamos conversar sobre narrativas, griôs e o sentido do imaginário na infância. Em seguida, todos serão convidados a construir seus brinquedos e histórias, registrando o processo de criação. Os registros serão divulgados nas redes do Museu da República.

A REINVENÇÃO DA INFÂNCIA: CRIANDO BRINQUEDOS E HISTÓRIAS

O que é: tem como objetivo conceber um grupo no qual as/os participantes, crianças e responsáveis criarão, um brinquedo e uma narrativa a partir da leitura e das reflexões propostas. Dessa forma, os adultos se tornarão também mediadores entre crianças, museu e imaginário. Para tanto, ao se inscrever nesse grupo, a/o participante terá acesso a aulas, textos e orientações para conduzir o projeto.

Para quem: responsáveis por crianças de até 9 (nove) anos de idade. Não é preciso conhecimento prévio sobre desenho, bordado ou costura, pois as técnicas serão ensinadas de forma básica para a confecção dos projetos propostos.

Como: conversas, orientações e aulas serão realizadas através de whatsapp (grupo do projeto) e aplicativo de videoconferência.

Inscrição e informações: 23 a 29 de junho, através do email mr.educa@museus.gov.br

Debates e aulas online: 01 de julho a 17 de julho

Conclusão e registro dos trabalhos (brinquedos e narrativas) dos trabalhos: 20 a 28 de julho

Observações:

1. As aulas e a comunicação serão online, através de whatsapp e aplicativo de videoconferência em horários a ser definidos.

2. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

3. A/o participante deverá ter o seguinte material em casa:

  • Tecido de americano cru ou algodão de cor clara.
  • Linha(s) de bordado (meada, clea, anne) de cores variadas.
  • Agulha compatível
  • Tesoura de tecido
  • Lápis, papel, régua e borracha
  • Cartolina e/ou papel kraft
  • Caneta nanquim cor preta ponta 0.3
  • Canetas à base d´água de cores variadas e ponta fina
  • Aquarela, gouache, godê e pincel (opcionais)

Atualização em 30/6/2020:

As inscrições foram prorrogadas e a data para envio das fichas é 6 de julho. Abaixo, a ficha de inscrição e a autorização para uso de imagem:

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM DA CRIANÇA
AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM DO ADULTO
FICHA DE INSCRICAO projeto reinvenção da infancia (1)

Publicado em

Deixe seu comentário

COMETÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days